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Dharma: conjunto de ensinamentos de Buda  transmitidas através dos Sutras.

Sutrassão o conjunto de textos.

Rodas do Dharma: veículo capaz de conduzir a grandes distâncias em um curto espaço de tempo, ou caminho para promover rapidamente o desenvolvimento espiritual.

Nível 1 ou Primeira Roda:
Seres de Capacidade Inicial.
Sutras de Disciplina e Ética para abandono de comportamento extremo(apego a desejo,ascetismo).
Sutras de Discursos para abandono de dúvidas e compreensão dos aspectos iniciais das 4 nobres. verdades.
Sutras de Estabilização Meditativa para focalização da mente em objetos virtuosos.

Nível 2 ou Segunda Roda:
Seres de Capacidade Mediana.
Cultivo da Renúncia e de um Caminho que gere Desejo da Renúncia.
Sutras de Perfeição da Sabedoria e Conhecimento Manifesto para abandono do sustento que o próprio ponto de vista é supremo compreendendo as 2 Verdades, Ausência do eu e dos fenonômenos.

Nível 3 ou Terceira Roda:
Seres de Capacidade Superior.
Geração do Espírito Bothsatva (mente altruísta) e prática das 6 Perfeições(Paramitas).
Sutras da Visão Chittamatra discriminando a intensão dos votos bothsatva e a  natureza búdica.



1)Primeira Roda do Dharma:
1.1)Sutras de Disciplina e Ética:
•Abandono das 10 Não Virtudes:
Físicas:matar, roubar, conduta sexual imprópria.
Verbais:proferir mentiras,ofensas, discórdia, boatos.
Mentais:ignorância, cobiça, malevolência.
•Votos de Liberação:
Tipo de votos:Individual(leigos, monges),Bodissatva.
Remoção de obstáculos a geração: comportamento impróprio.
Matutenção:esforço,vigilância, atenção plena,introspeção.
Otimimização:eficácia.


1.2)Sutras de Discursos:
4 Nobres Verdades:
Verdade da Existência Sofrimento:originação interdependente,lei do karma,lei da causalidade ou da multiplicidade de causas e condições levando aos tipos de sofrimento.
Verdade da Origem Sofrimento:estado de espírito indisciplinado dando origem a ilusões que levam o indivíduo a cometer ações negativas e que em seguida cria um ambiente negativo sendo os principais Ignorância, Apego e Aversão, seguido de Visão Deludida, Inveja e Orgulho.
Verdade da Sessação com Antídotos:término imediato do sofrimento aplicando antídotos às delusões sendo os principais Sabedoria, Renúncia e Compaixão.
Verdade da Via  para Sessação:caminho óctuplo para impedir a produção de mais carma, para depois eliminar os já existentes e em seguida eliminar os preveamente estabelecidos consistindo em Meio de vida, Fala, Pensamento, Compreensão, Concentração, Atenção plena, Esforço e Ação corretos.
•Compreensão dos aspectos inicias das 4 Nobres Verdades:
Impermanência:produção e desintegração constantes.
Densa:transitorieda de da vida, envelhecimento e inevitabilidade da morte.
Sutil:transitoriedade das coisas, mudança constante de momento a momento.
Interdependência: lei do Karma ou processo cíclico de causa e efeito;
 ação ou intenção provocando reação.
Imperfeição:natureza insatisfatória dos fenômenos.
Insubstancialidade:ausência de natureza própria.
•5 Agregados: Forma, Sensação, Discriminação, Fatores de composição,Consciência.
•12 Fontes:
6 Internas ou Fontes de Consciência: olho, ouvido ,nariz, lingua, corpo, mente
6 Externas ou Campos de Consciência: fonte da forma, do som, do odor, do paladar, do tato, dos fenômenos                      
•18 Constituintes:
6 Capacidades Sensoriais:olho, ouvido, nariz ,língua, corpo e mente.
6 Consciências:visual, auditiva, olfativa, gustativa, tátil e mental.
6 Objetos:formas, sons, odores, paladar, tato, fenômenos.
6 Poderes: ouvir, pensar, atenção plena, introspeção, esforço, familiaridade.
4 Envolvimentos Mentais:compromisso forçado, interrompido, ininterrupto, sem esforço.
•12 Elos de Originação Dependente :Ignorância, Ação volitiva, Consciência rudimentar, Nome e Forma, Sentidos, Contado, Sensação, Desejo, Apego e Aversão, Existência ou Intensão, Nascimento, Envelhecimento e Morte.
•3 Reinos:
Reino dos Desejos(delusões densas): Inferno(Aversão ), Pretas(Apego), Animais(Ignorância), Humanos (Dualidade), Asuras(Inveja).
Reino da Forma(delusões sutis): Deuses com forma(Egocentrismo).
Reino sem forma(delusões muito sutis): Deuses que não possuem forma.
•6 Paramitas:
Compaixão ou generosidade.
Ética ou disciplina moral.
Paciência ou tolerância.
Perseverança ou esforço entusiástico.
Concentração ou estabilização mental.
Sabedoria ou compreensão.
•4Maras: fontes de interferência ou forças obstrutivas que impedem o progresso á libertação e iluminação          
Aflições: estados mentais agitados e ações que criamos sob sua influência, geradores de sofrimento.
Agregados: mente e corpo contamina dos que surgem em consequência de ações contaminadas por delusões.
Morte: término da possibilidade de purificação das ações negativas, levando a renascimento em reinos inferiores.
Apego a Gratificação Sensorial: apego às preocupações mundanas do reino dos desejos.


1.3)Sutras de EstabilizaçãoMeditativa:
(Ver Concentração em 6 Paramitas)
 •Tipos de Meditação:
Analítica: uso da mente conceitual para examinar e validar os ensinamentos, eliminando dúvidas,explorando padrões habituais de comportamento e reações alternativas mais beneficas.
Intuitiva: parar de explorar com mente conceitual, abrindo a conciência para que a realidade possa revelar sua natureza e a compreensão direta de como as coisas são.
Modelo tríplice: atenção plena(movimentos respiratorios, sensações, mente, estados mentais), concentração (focalização da mente), compreensão penetrante(insigth sobre natureza fundamental da realidade.)
 Permanência na calma:                        
-Abandono das 5 Imperfeições com 8 Antídotos:
Preguiça: Fé, Aspiração, Esforço, Flexibilidade mental .                              
Esquecimento:Atenção plena.
Lassidão e Excitação: Introspecção.
Não aplição dos antídotos: intensão.
Excesso de aplicação: equanimidade.
-Manutenção de 9 Níveis Permanências Mentais:Estabelescimento da mente, Estabelecimento contínuo, Reestabelecimento, Íntimo estabelecimento, Disciplinar, Pacificar, Pacificar completamente, Unidirecionar, Equilibrar)
Insigth Especial:compreensão penetrante para separação do apego ao nível inferior através de:3 Reinos, 9Níveis(reino dos desejos,4concentrações,4absorções sem forma), 9ciclos aflições do reino dos desejos ou 9intensidades {3Grandes(gde,med,pq), 3Médias(gde,med,pq), 3Pequenas(gde,med,pq)}.
-6 Preparações para Primeira concentração:6 tipos de contemplações mentais anteriores às concentrações: Conhecimento individual do caráter, surgida da crença, do completo isolamento,do afastamento ou da alegria, da análise, do treinamento final.
-4 Concentrações:4 níveis sucessivos de estabilização meditativa.
-4 Absorções sem forma:após atingir a 4o nível de concentraçao cessa-se a consciência mental e medita-se em: Espaço e fenômenos ilimitados, consciência ilimitada, nada(ausência de objeto de apreenção), pico da existência cíclica (ausência de discriminação e não discriminação).

2)Segunda Roda do Dharma:
2.1)Sutras de Perfeição da Sabedoria e Conhecimento Manifesto:
2 Verdades:
-Verdade Absoluta ou última:
Realidade das coisas.
"Objeto"supremo constatado pela análise da sabedoria suprema.
Seu modo aparente e seu modo de ser não são discordantes.
Ausência de realidade independente.
Ausência do eu e ausência dos fenômenos.
-Verdade Convencional:
Percepção da realidade aparente das coisas.
Todas as variedades de fenômenos que não são vacuidades.
Experiencia comum no reino de causa e efeito.
Estado de consciência envolvido por terminologia e convenções mundanas.
e percebidos através de agreagados, fontes e constituintes.
5Características:dependente-relacionado de ações ou causas e condições, nome ,partes ou agregados, base de imputação, mente conceitual que realiza imputação.
Vacuidade:
-Ausência do Eu:
Objeto de Negação:o eu tido como inerentemente existente, independente dos agregados físicos e mentais, de base de imputação.
Implicação:se não é uma entidade diferente dos agregados é destituído de natureza própria.
Falta de identidade: eu e seus agregados não são uma unidade inerentemente estabelecida.
Falta de diferença: eu seus agregados tb não são unidades distintas.
-Ausência dos Fenômenos: dependentes de ações ou causas e condições ações, nome, partes ou  agregados, base de imputaçao, mente conceitual que realiza  imputação.

3)Terceira Roda do Dharma:
Natureza ßúdica ou 4Corpos de Buda:
A)Corpo-Verdade:
Corpo de Sabedoria e Verdade (mente onisciente): sabedoria onisciente elevada que percebe diretamente todos o modos e variedades dos objetos de conhecimento como realmente são;só acessivel aos bodisattvas após percorrer as 10 terras ou caminho do ñ mais aprender.
Corpo de Natureza(vacuidade ou natureza ultima da mente):é o estado de ter abandonado todas as impurezas, ou seja todas as obstruções ao estado de onisciência; também só acessível aos  botsattvas superiores.
B)Corpo-Forma:
-Corpo de Fruição(corpo-forma sutil): conseguido através do treinamento em uma terra pura atingindo a plena ilumininação;só acessível botsattvas.
-Corpo de Emanação(corpo-forma denso):corpo de forma que pode ser reconhecido pelos discipulos que sao seres comuns.


Tipos de Caminhos Obtidos com os Treinamentos:
A)Pequeno Veículo ou  Hinayana: conduzem a libertação pessoal  através de 5caminhos:
-Acumulação: estado de ouvinte que desenvolve primeiro autêntica consciência de busca de liberação da existência cíclica através da superação de concepções errôneas e emoções aflitivas; inclui cultivo da meditação sobre feiura, estabilização meditativa  da atenção a respiração, atenção plena, completos abandonos, membros de emanação.
-Preparação: atinge sabedorias especiais surgidas da meditação que observa as 4 nobres verdades, os 4 níveis desse caminho(calor, pico, paciência e suprema qualidades mundanas) e apectos da impermanência, miséria,vacuidade e ausência do eu.
-Visão: compreenção dos 16 aspectos das 4 nobres verdades gerando antídotos p destruição das sementes das 112 aflições dos 3reinos.
-Meditação: meditação prolongada na natureza essencial da existência por meio do caminho octuplo para abandonar e destruir as sementes inatas.
-Não mais aprender: caminho de liberação atingindo pela estabilização meditativa ou estado de ouvinte destruidor de inimigos.
B)Grande Veículo ou Mahayana: conduzem a plena iluminação ou budeidade para benefício de todos os seres vivos também através de 5 caminhos no Sutra Perfeição da Sabedoria ou através do Mantra secreto
-Acumulação: atingida qdo se cria motivação de libertação por compaixão p libertação dos outros seres(bothisattva).
-Preparação: insigth especial sobre vacuidade.
-Visão: abandono definitivo do sofrimento através da realização direta da vacuidade.
-Meditação: passagem pelas10 terras (muito alegre, imaculado, luminoso, radiante, dificil de superar, manifesta ,a distância, inalterável, boa inteligência, níveis de doutrina).
-Não mais aprender:caminho de liberação atingindo pela estabilização meditativa


Fonte:"Despertar de uma Nova Consciência" e "Iluminando o Caminho", de Sua Santidade Dalai Lama.












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