Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]




                   


                    


Mantra do Dalai Lama

 Apenas uma visão budista sobre a vida curta.

1. Leve em consideração que grandes amores e grandes realizações  envolvem grandes riscos.

2. Quando você perder, não perca a lição. 

 3. Siga os três Rs:Respeito por você, pelos outros e 
e por todas suas ações

4. Lembre-se que não conseguir o que você quer é algumas vezes um lance de sorte.

  5. Aprenda as regras para que você saiba como infringi-las corretamente.

 6. Não deixe uma pequena disputa ferir uma grande amizade.

7. Quando você perceber que cometeu um erro, tome imediatas providências para corrigi-lo.

 8. Passe algum tempo sozinho todos os dias.

9. Abra seus braços para mudanças, mas não abra mão de seus valores.

10. Lembre-se que o silêncio às vezes é a melhor resposta.

11. Viver uma vida boa e honrada. Então, quando você ficar mais velho e pensar para trás, você vai ser capaz de apreciá-lo uma segunda vez.

12. Uma atmosfera de amor em sua casa é o fundamento para sua vida.

13. Em discordâncias com entes queridos, trate apenas da atual 
 situação. Não fale do passado.

14. Compartilhe o seu conhecimento. É uma maneira de alcançar a imortalidade.

15. Seja gentil com a terra.

16. Uma vez por ano, vá a algum lugar onde nunca esteve antes.

17. Lembre-se que o melhor relacionamento é aquele em que o seu amor um pelo outro excede sua necessidade para o outro.

18. Julgue o seu sucesso por aquilo que você teve que renunciar para conseguir isso.

19. O amor é a culinária com abandono total.









"Aprimorar a paciência requer alguém que nos faça mal e nos permita praticar a tolerância."

"O maior juiz de seus atos deve ser você mesmo e não a sociedade."

"A responsabilidade de todos é o único caminho para a sobrevivência humana."

"A vingança não vai reduzir ou prevenir o mal, porque ele já aconteceu."

"Para lidar com o sofrimento é preciso perceber que ele faz parte da nossa vida."

"Não existe nada absoluto, tudo é relativo. Por isso devemos julgar de acordo com as circunstâncias."

"Transformar nosso coração e mente é compreender como funcionam os pensamentos e as emoções." 

"O medo é útil quando ele nos deixa alerta."

"Grande parte do sofrimento é criado por nós mesmos."




''Quando você está envolvido demais com sentimentos de ódio ou de amor, se há tempo ou possibilidade durante aquele momento exato, tente olhar para dentro de si mesmo e perguntar:O que é afeto?O que é apego?Qual é a natureza da raiva?''.

''Se sua raiva não for muito grande , o melhor é não evitar situações ou pessoas que lhe causem aborrecimento e o deixe enfurecido. Caso esse contato e exercício de disciplina interior não sejam possíveis, empenhe-se sozinho em lidar com sua raiva e desenvolver a compaixão''.

''A bíblia diz que as espadas podem ser transformadas em relhas de arado. É uma linda imagem: uma arma transforada em ferramenta para servir ás necessidades humanas fundamentais, representando uma atitude de desarmamento interior e exterior''.

''Olhe para a pessoa que lhe causa aborrecimento e tire proveito da oportunidade para controlar a própria ira e desenvolver compaixão.Entretanto, se o aborrecimento for muito grande ou se você achar a pessoas tão desagradável que seja impossível aguentá-la, talvez seja melhor sair correndo''.

''Às vezes, aquele amigo querido, embora continue sendo a mesma pessoa, parece mais um inimigo. Ao invés de amor, você sente hostilidade. Com amor e compaixão verdadeiros, porém , a aparência ou o comportamento do outro nunca lhe provocarão qualquer reação negativa''.



''Cada um de nós tende a ser condescendente consigo mesmo. Olhamos para nós mesmos com benevolência. Se alguma coisa de ruim acontece conosco, sempre temos a propensão de atribuir a culpa aos outros, ao destino, ao diabo ou a Deus. Nós nos recusamos a penetrar em nosso interior, conforme a recomendação de Buda.''

''Em primeiro lugar, deveríamos avaliar a nossa própria atitude com os outros e verificar constantemente se estamos agindo bem. Antes de apontar o dedo para os outros, devemos apontá-lo para nós mesmos. Em segundo lugar, devemos estar preparados para reconhecer nosso erros e procurar corrigi-los.''

''Quando um  erro tiver sido cometido, a pessoa pode revelar o ocorrido depois de reconhecer que estava errada- na presença de pessoas sagradas verdadeiras ou imaginária- e resolver não reincidir no erro. Isso diminui a força da ação negativa''.

''O aprimoramento da paciência requer a presença de alguém que deliberadamente nos faça mal. Esse tipo de pessoa nos dá a chance de praticarmos a tolerância. A nossa força interior é posta à prova com mais intensidade do que aquela de que o nosso guia espiritual seria capaz. Em essência, o exercício da paciência nos protege da perda da confiança''.

''O benefício mais importante da paciência consiste em sua ação como um antídoto poderoso ao mal da raiva, a maior ameaça à nossa paz interior e , consequentemente  à nossa felicidade. A paciência é o melhor recurso de que dispomos para nos defendermos inteiramente dos efeitos destrutivos da raiva.Pense bem : a riqueza não protege ninguém da raiva. Nem a educação, por mais talentosa e habilidosa que a pessoa seja. A lei, muito menos, pode ser de qualquer ajuda. E a fama é inútil. Só a proteção interior do autocontrole paciente evita que experimentemos o tumulto das emoções e pensamentos negativos''.




''Compreendendo que o significado de ''uma pessoa aberta'' seja igual ao de uma ''porta aberta'': pode ser aberta facilmente, sem problemas. "Livre " quer dizer o mesmo. Um pessoa livre e aberta, quando mais absorve novas idéias, mais se entusiasma em passar adiante novas energias. Dessa forma , as pessoas se ajudam mutuamente, o que é muito útil e bastante necessário, especialmente nos dias de hoje''.

''Se existe amor, há também esperança de existirem verdadeiras famílias, verdadeiras fraternidades, verdadeira igualdade e verdadeira paz. Se não há amor dentro de você, se você continuar a ver os outros como inimigo, não importa o conhecimento ou o nível de instrução que você tenha, não  importa o progresso material que alcance, só haverá sofrimento e confusão no cômputo final. O homem vai enganando e subjugando outros homens, mas insultar ou maltratar os outros é algo sem propósito. O fundamento de toda prática espiritual é o amor. Que vocês o pratiquem bem é meu único pedido''.

''Seria muito mais produtivo se as pessoas procurassem compreender seus pretensos inimigos. Aprender a perdoar é muito mais proveitoso do que simplesmente pegar uma pedra e arremessá-la contra o objeto de sua ira. Quanto maior a provocação, maior a vantagem do perdão''.

''Estamos todos aqui neste planeta, por assim dizer, como turistas. Nenhum de nós pode morar aqui para sempre. O maior tempo que podemos ficar são aproximadamente cem anos. Sendo assim , enquanto estamos aqui deveríamos procurar ter um bom coração e fazer de nossas vidas algo de útil e positivo. Quer vivamos poucos anos ou um século inteiro seria lamentável e triste passar esse tempo agravando os problemas que afligem as outras pessoas, os animais e o ambiente . O mais importante de tudo é ser uma boa pessoa''.

''Sentir compaixão não é o bastante. É  preciso agir. A ação pressupões dois momentos: o primeiro é quando vencemos as distorções e aflições de nossa própria mente, aplacando ou até mesmo nos livrando da raiva. Esse momento é fruto da compaixão. O segundo é de caráter social, de âmbito público. Quando alguma atitude precisa ser tomada para corrigir erros neste mundo e a pessoa está sinceramente preocupada com seus semelhantes, então tem de se engajar, se envolver''.




''O sofrimento tem vária causas e circunstâncias.No entanto, a razão determinante de nossas dores ee sofrimento está em nossa disposição de espírito ignorante e indisciplinada. Somente através da purificação de nossa mente obteremos a almejada felicidade''.

''Enfrentar sofrimentos contribuirá indiscutivelmente para a elevação de sua prática espiritual, desde que você seja capaz de transformar a calamidade e o infortúnio em caminha''.

''Sabendo ouvir sua mente você se voltará para a fé e para a devoção. Você poderá cultivar a alegria em seu íntimo e conseguirá manter o equilíbrio de sua mente''.

''Através da arte de escutar que seu espírito se enche de fé e devoção e que você se torna capaz de cultivar a alegria interior e o equilíbrio da mente. A arte de escutar lhe permite alcançar sabedoria, superando toda ignorância. Então, é vantajoso dedicar-se a ela, mesmo que isto lhe custe a vida. A arte de escultar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância. Se você é capaz de manter sua mente constantemente rica através da arte de escutar, não tem o que temer. Esse tipo de riqueza jamais lhe será tomado. Essa é a maior da riquezas''.

''Cultivar a intimidade e a proximidade dos outros coloca prontamente o espírito à vontade. É a maior fonte de bem aventurança na vida''.




''Eu tento tratar qualquer pessoa que conheça como um velho amigo. Isso me traz uma experiência de genuína felicidade. É a prática da compaixão''.

''Se você sente uma profunda e intensa compaixão por alguém , isso indica que existe uma íntima união de você com a outra pessoa''.

''Está escrito em nossos livros que devemos cultivar um amor igual àquele da mãe pelo filho único''.

''A compaixão e o amor causam uma sensação de intimidade, mas na realidade são uma forma de apego.Enquanto a outra pessoa lhe parece bonita ou boa, o amor persiste. Tão logo, porém, a pessoa deixa de parecer tão bonita ou boa, o seu amor transforma-se completamente''.

''A noção budista de apego, de ligação, não é a que se costuma supor no ocidente. Dizemos que o amor de uma mãe por seu único filho é desapegado''.



''A verdadeira compaixão é livre de vinculações. É preciso atenção para este princípio, pois ele contradiz nossa maneira habitual de pensar. Não é este ou aquele caso especial que estimula a nossa piedade. Não escolhemos esta ou aquela pessoa como objeto de nossa compaixão. A compaixão é despertada espontaneamente, é incondicional, sem qualquer expectativa de vir a receber algo em troca. E é de alcance universal''.

''Muitas pessoas trabalha duro, sozinhas ou em grupo, para tornar nossa vida mais confortável. O alimento que comemos e as roupas que vestimos não caíram simplesmente do céu. Muitos trabalham para praduzi-los. Por esse motivo, devemos ser gratos a todas as pessoas''.

''É durante as fazes de maior adversidade que surgem as grandes oportunidade de se fazer o bem a si mesmo e aos outros''.

''Até mesmo quando estamos ajudando os outros e praticando obras de caridade, não devemos pensar em nós mesmos com altivez, como nobres protetores dos fracos''.

''A felicidade é um estado de espírito.Se a sua mente ainda estiver num estado de confusão e agitação, os bens materiais não vão lhe proporcionar felicidade. Felicidade significa paz de espírito''



''Descobri que o mais alto grau de paz interior decorre da prática do amor e da compaixão. Quanto mais nos importarmos com a felicidade de nossos semelhantes, maior o nosso próprio bem estar. Ao cultivarmos um sentimento profundo e carinhoso pelos outros, passamos automaticamente para um estado de serenidade.Esta é a principal fonte de felicidade''.

''A verdadeira compaixão decorre da percepção do sofrimento dos outros. Nós nos sentimos responsáveis e desejamos fazer algo por eles''.

''A compaixão e o amor não são artigos de luxo. Como origem de paz interior e exterior, são fundamentais para a sobrevivência de nossa espécie. Por um lado são a não violência em ação. Por outro, são a fonte de todas as qualidades espirituais: a capacidade do perdão, a tolerância e todas as demais virtudes,. Além disso, são o que de fato dá sentido ás nossas atividades e as torna construtivas''.

''A compaixão e o amor caridoso são as características principais  da realização plena e da felicidade''.

''A verdadeira compaixão é uma reação motivada principalmente pela emoção e também um compromisso definitivo apoiado na razão. Assim, uma conduta verdadeiramente misericordiosa para com os outros não se altera nem mesmo quando os outros se comportam mal. É praticando a compaixão sem limites que uma pessoa desenvolve o sentimento de responsabilidade pelos semelhantes, o desejo de ajudá-los a superar de  forma eficaz seus sofrimentos''.







''Quando o dia parece longo demais, a tagarelice vazia faz com que pareça menor.Mas essa é uma das piores maneiras de empregarmos nosso tempo.Se o alfaiate fica apenas segurando a agulha no ar e passa o dia falando com o cliente, seu trabalho nunca termina.Além disso, corre o risco de espetar o dedo.Em suma,conversas sem sentido e sem objetivo impedem-nos de realizar qualquer tipo de trabalho''.

''Não se deve permitir que a fala e as atividades físicas que acompanham os processos mentais ocorram de forma descontrolada e aleatória.Da mesma forma que um adestrador adestra e amansa um potro selvagem e bravo por meio de um longo e rigoroso treinamento, assim as atividades e os pensamentos imprudentes e sem rumo devem ser disciplinados com o objetivo de torná-los dóceis, justos e capazes''.

''A felicidade é sempre resultado da atividade criativa''.

''Faça o melhor que puder e faça-o de acordo com o seu padrão interior próprio(ou consciência, sem assim preferir), não para o conhecimento e avaliação de seus atos pela sociedade."Fazer o melhor" é apenas uma frase de poucas palavras, mas significa que, em todas as ocasiões de nossa vida diária, precisamos manter nossa mente sob controle,para mais tarde não nos arrependermos de nossos erros, mesmo que os outros nada saibam a respeito.Agindo assim, estaremos fazendo o melhor''

''Comprometer-se com atividades virtuosas é um pouco como criar uma criança pequena.No começo precisamos ser prudentes e habilidosos em nossas tentativas para transformar nossos hábitos e temperamentos.Também precisamos ser realistas a respeito daquilo que esperamos conseguir.Levou muito tempo para ficar do jeito que somos e não se mudam hábitos do dia para a noite.
É bom olhar para cima à medida que se progride, mas é um engano julgar nosso comportamento utilizando o ideal como padrão.Por isso,é muito mais eficaz, em vez de alternar breves rompantes de esforço heróico com períodos de relaxamento,trabalhar com constância, como um rio fluindo em direção a um objetivo de transformação''.



''Quando se busca a ausência de atividade mental, há um estágio em que o esforço deve ser abandonado, pois é necessária uma concentração livre de qualquer empenho.A mente torna-se muito calma chega ao estado de plenitude.Nesse momento, qualquer esforço pode perturbar a pura tranquilidade.Então, para manter essa tranquilidade, é preciso esforça-se para não se esforçar''.

''Disciplina é um supremo ornamento e, seja usados pelos velhos ou pelos moços, faz nascer apenas felicidade.É perfume por excelência e, ao contrário dos perfumes comuns que só viajam com o vento, seu aroma refrescante viaja espontaneamente em todas as direções.Bálsamo sem igual, proporciona alívio ás dores intensas da ilusão e do engano''.

"A história da vida pessoal de Buda é a história de alguém que atingiu a plena iluminação através de muito trabalho e de uma dedicação inabalável ".

''A preguiça interrompe o progresso de nossa  prática espiritual.Podemos ser ludibriados por três formas de preguiça: a que se manifesta como indolência, que é o desejo de adiar; a que se manifesta como sentimento de inferioridade, que é duvidar da própria capacidade; e a que se manifesta com a adoção de atitudes negativas, que é dedicar um esforço excessivo àquilo que não é virtude''.


''Quando a clara e límpida natureza da mente está escondida ou impedida de expressar sua verdadeira essência devido a emoções ou pensamentos angustiantes, diz-se que a pessoa foi pega em samsara, o ciclo da existência .
Quando porém, em decorrência da aplicação de técnicas e práticas de de meditação apropriadas, uma pessoas é capaz de usufruir totalmente desse estado da mente, então ela está no caminho da verdadeira libertação e total iluminação''




"A  mente pode e deve transforma-se para melhor.Pode livra-se das impurezas que contaminam e elevar-se ao nível mais elevado.Todos começamos com as mesmas aptidões, mas algumas pessoas as desenvolvem outras não.Nós nos acostumamos com facilidade à preguiça á preguiça da mente, sobretudo porque muitas vezes essa preguiça se esconde sob a aparência de atividade : corremos de um lado para outro, fazemos cálculos e damos telefonemas .No entanto, tudo isso ocupa apenas os níveis mais toscos e elementares da mente.E oculta  o que existe de essencial em nós".

"Uma das coisas que aprendemos com a meditação, quando descemos lentamente dentro de nós mesmos, é que a noção de paz já existe em nós.Todos desejamos profundamente, mesmo que esse desejo esteja muitas vezes oculto, disfarçado, distorcido"

''A calma duradoura é um estado elevado de consciência  em que o corpo e a mente tornam-se especialmente flexíveis, receptivos e prestativos.Uma agudeza de espirito, ou sagacidade especial, também é um estado elevado de consciência no qual a capacidade de análise atingiu um grau imensamente avançado.Portanto, a calma duradoura é absorvedora por natureza, enquanto a sagacidade é analítica por natureza''

''Se uma pessoa tem realmente um profundo interesse em crescer espiritualmente, a prática da meditação é imprescindível, é a chave para isso.Somente orações ou o simples desejo não influenciam de modo significativo a mudança espiritual interior.
A única forma de desenvolvimento é um esforço constante através da meditação.É  claro, no início, isso não é fácil.Encontram-se dificuldades inesperadas, às vezes há perda de entusiasmo.Ou talvez o entusiasmo inicial seja excessivo e diminua progressivamente com o passar de semanas ou meses.É preciso elaborar uma abordagem persistente, constante, baseada em um compromisso a longo prazo.''



''Toda tarefa, por mais nobre que seja, está destinada a enfrentar problemas e obstáculos. É importante avaliar por completo a finalidade a que nos propomos e quais são os fatores que determinam a nossa conduta. É importante que a pessoa seja verdadeira, honesta e sensata.Suas ações devem ser tão boas para com os outros quanto para si própria"

'' Se todos os dias nos analisarmos com cuidado e atenção, verificando nossos pensamentos, nossas motivações e suas manifestações no comportamento externo, abriremos em  nosso íntimo uma boa possibilidade de fazer mudanças e efetuar um aprimoramento pessoal.Embora eu próprio não possa afirmar com toda a confiança que tenha feito algum progresso notável no decorrer dos anos, meu desejo e minha determinação de mudar e melhorar são sempre firmes.
Desde o momento em que acordo até a hora de dormir e em todas as situações da minha vida, sempre tento analisar minha motivações e ser meticuloso e atendo a cada momento.Pessoalmente , acho que isto é de grande utilidade para minha vida''.

''Faço de seu corpo e de sua espírito um laboratório de experiência.Empenhe-se em uma pesquisa profunda e respeito de seu próprio funcionamento espiritual e examine as possibilidades de fazer  mudanças positivas no seu interior''.

"No início da prática budista , nossa prática de servir os outros é ilimitada.O nosso objetivo principal, então, deve, deve ser a própria cura, a transformação de nossos corações e mentes.No entanto, á medida que prosseguimos, nós nos tornamos mais fortes e cada vez mais capazes de servir aos outros". de Sua Santidade DalaiLama
                                             
"As pessoas deveriam praticar a espiritualidade com a mesma motivação da criança que está absorta brincando.Ela está tão encantada e envolvida com o que está fazendo que nunca fica satisfeita ou cansada.Essa deve ser sua atitude mental quando estiver praticando o darma".de Sua Santidade DalaiLama




"Determinação coragem e auto confiança são fatores decisivos para o sucesso.
Se estamos possuidos por uma inabalável determinação conseguiremos superá-los.
Independentimente das circustancias,devemos ser sempre humildes,recatados e despidos de orgulho".

"Uma árvore em flor fica despida no outono. A beleza transforma-se em feiúra, a juventude em velhice e o erro em virtude. Nada fica sempre igual e nada existe realmente. Portanto, as aparências e o vazio existem simultaneamente"

"Desenvolver força, coragem e paz interior demanda tempo. Não espere resultados rápidos e imediatos, sob o pretexto de que decidiu mudar. Cada ação que você executa permite que essa decisão se torne efetiva dentro de seu coração."


"É engraçado como depositamos tanta confiança e tanto sentimento nas pessoas. Em pessoas que achávamos conhecer, mas, que no fim, só mostraram ser iguais a todos. E por esperar demais, sonhar demais, criar expectativas demais, sempre acabamos nos decepcionando e nos machucando cada vez mais"

''Se você quer transformar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior. Estas atitudes se refletirão em mudanças positivas no seu ambiente familiar. Deste ponto em diante, as mudanças se expandirão em proporções cada vez maiores. Tudo o que fazemos produz efeito, causa algum impacto."

''Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver"


                                              

"Como um aprendiz espiritual, você deve estar preparado para enfrentar as dificuldades que estão associadas a toda busca espiritual genuína e estar determinado a persistir em seus esforços e sua vontade .Você deve tentar prever os obstáculos que forçosamente encontrará ao longo caminho e compreender que a chave para a prática bem sucedida é nunca abandonar sua determinação".de Sua Santidade DalaiLama

                                           
"Quando conseguimos criar um ambiente espiritual através de rituais e obediência a certas regras, estes procedimentos têm um poderoso efeito sobre nossas vidas.Se nos falta a dimensão interior necessária para a desejada experiência espiritual, então os ritos tornam-se meras formalidades, artifícios externos.Perdem o sentido e transformam-se claramente em hábitos dispensáveis, servindo apenas como passatempo". de Sua Santidade DalaiLama

"A essência de toda vida espiritual é a emoção que existe dentro de você, é a sua atitude para com os outros.Se sua motivação é pura e sincera, todo o resto vem por si.Você pode desenvolver essa atitude correta para com seus semelhantes baseando-se na bondade, no amor, no respeito e sobretudo na clara percepção da singularidade de cada ser humano".  de Sua Santidade, DalaiLama.



"Melhorar o mundo é melhorar os seres humanos. A compaixão é a compreensão da igualdade de todos os seres, é o que nos dá força interior. Se só pensarmos em nós mesmos, nossa mente fica restrita. Podemos nos tornar mais felizes e, da mesma forma, comunidades, países, um mundo melhor. A medicina já constatou que quem é mais feliz tem menos problemas de saúde. Quando cultivamos a compaixão temos mais saúde."




"Uma poderosa ferramenta para nos ajudar a gerir com habilidade a nossa vida é perguntar antes de cada ato se isso no trará felicidade. isso vale desde a hora de decidir se vamos ou não usar drogas até se vamos ou não comer aquele terceiro pedaço de torta de banana com creme."



"Se o seu coração é absoluto e sincero, você naturalmente se sente satisfeito e confiante, não tem nenhuma razão para sentir medo dos outros."


"Fale a verdade, seja ela qual for, clara e objetivamente, usando um toque de voz tranqüilo e agradável, liberto de qualquer preconceito ou hostilidade.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]