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''Novo Manual de Meditação'', de Geshe kelsang Gyatso

•Escopo inicial:temas para meditação para pessoas no estágio inicial

1)Nossa Preciosa Vida Humana: propósito de encorajar a prática do darma,compreendendo a brevicidade  da vida humana para prática dos ensinamentos e obtenção de realizações espirituais, tornando-a significativa, realizando  o nosso pleno potencial, passando de um estado de um ser comum e ignorante para um ser plenamente iluminado;quando isso acontecer abriremos mão de despediçar a vida em atividades sem sentido e teremos o potencial de beneficiar todos os seres vivos, solucionando nossos problemas humanos e satisfazendo os nossos desejos,curando definitivamente as doenças das delusoes e do sofrimento.

2)Morte e impermanência: propósito de eliminar a preguiça do apego aos desejos por prazeres mundanos, principal obstáculo a pratica do darma;compreensão da  passagem do tempo e inevitabilidade da morte através da  meditaçao repetida e profunda sobre a nossa morte neste momento, evitando o pensamento enganoso que a morte não chegará e a necessidade aproveitar o tempo para a prática do darma.

3)Perigo do renascimento inferior: propósito de incentivar o abandono de não virtudes e a busca de  refúgio no darma;compreensão que a morte é inevitável e que nossa consciência  se direcionará para renascimentos inferiores ou superiores de acordo acúmulo de carmas positivos ou negativos.

4)Ações e seus efeitos: propósito de desencorajar a não virtudes e acúmulo de virtudes; prática de carmas positivos, isto é ações de corpo,fala e mente  que resultará em ações futuras benéficas compreendendo que diferentes experiências cármicas entre as pessoas resultam de suas ações passadas e que o sofrimento é decorrente de nossas próprias ações contaminadas pela mente contaminada da ignorância do auto agarramento

5)Prática do refúgio: propósito de capacitar a alcançar a libertação definitiva dos renascimentos inferiores, refugiando nas 3 Jóias: Buda, a fonte de sabedoria ou fonte de refúgio; Darma, o conjunto de ensinamentos; Saga, a comunidade de praticantes que nos ajudara na realização espiritual .

•Escopo intermediário :temas para meditação para pessoas no estágio intermediário

6)Desenvolver renúncia pelo sansara: propósito de atingir uma paz interior permanente alcançado pelo completo abandono da ignorancia do auto agarramento
-Nascimento: experiencia  dolorosa desde o momento do ingresso da nossa consciencia no óvulo fecundado ,passando pelo desconforto solitario e claustofóbrico da estadia no utero materno, vulnerável a suas ações e emoçoes até a sensaçao de ser esmagado entre duas rochas durante o nascimento
-Doença: incapacidade de executar tarefas habituais, dor e incapacitaçao física, perda de posses,dependencia dos outros,incapacidade de controlar as funçoes corporais, frustaçao de nao mais conseguir realizar o que faziamos,constrangimento, tratamentos desagradaveis, ansiedade e depressao causada pelas doenças incuráveis
-Envelhecimento: perda de vitalidade, saude,beleza,bem estar e independencia, nos transformando em objeto de despreso,acarretando dores e conduzindo rapidamente a morte,desfigrando nossos agregados fisicos, perda da força, memoria  e animo para realizaçao das atividades mundanas,dor do abandono e solidao,acúmulo de mágoas
-Morte: dor do desapego dos bens materias após trabalho árduo para acumular riquezas,dor da separaçao dos entes queridos;dor,medo  e angústia do abandono definitivo da carcaça humana, separaçao definitiva de todas as potencialidades mentais conquistadas durante a vida;
-Outros sofrimento:(1)sofrimento da separação de pessoas ou situações de que gostamos, (2)sofrimento de depararmos com situações ou pessoas que não gostamos,(3) sofrimento de não realizar os nossos desejos, de nos frustarmos aos perceber que o desejo realizado não é o que esperávamos e de continuarmos desejando outras coisas,(4)sofrimento de perdemos nossas posses e realizações.

•Grande Escopo:estágio superior

7)Desenvolver equanimidade: propósito de livrar nossas mentes de atitudes desequilibradas como apego, aversão e neutralidade por pessoas e situações de que achamos agradáveis ,desagradáveis ou indiferentes; desenvolvendo uma atitude amigável em relação a todos os seres vivos ao refletir sobre a relatividade desses conceitos:uma pessoa agradável para uma pode ser desagradável para outros e vice versa

8)Reconhecer que todos os seres vivos sao nossas maes: propósito de desenvolver compaixao por todos os seres vivos, refletindo que, como nao é possivel encontrar o inicio de nosso continuo mental,e que tivemos incontaveis  renascimentos no passado tivemos incontáveis maes, que dedicaram os seus cuidados a criaçao

9)Lembrar a bondade dos seres vivos: propósito de acentuar a compaixão, mesmo pelos seres que não  foram nossas mães, refletindo que ,por meio de sua bondade eles satisfaziam nossas necessidades desde o nosso nascimento, ao encontrarmos tudo pronto ao nascer como casa,comida,roupa,cidades com seu trabalho árduo para criar todas essas coisas,embora tenhamos contribuindo pouco para criar isto

10)Equalizar eu e os outros: propósito de apreciar os outros seres tanto quanto apreciamos a nós mesmos, refletindo sobre a bondade que os outros seres vivos tiveram com a gente nesta vida e em vida anteriores,sobre o direito dos outros de serem felizes e sobre a insignificancia de nossa felicidade e nosso sofrimento se comparado a felicidade e sofrimento de todos os seres vivos

11)As desvantagens do auto apreço: propósito de observar que a busca pela nossa felicidade nos leva a  diversos tipos de frustações e nos faz cometer ações egoistas que causam sofrimento nos outros e em nos mesmos

12)As vatagens de apreciar os outros: proposito de valorizar a felicidade e liberdade dos outros percebendo como eles sao importantes para gente,abstendo de prejudicar os outros e praticando a paciencia e generosidade,tornando a mente serena e feliz

13)Trocar eu pelos outros: propósito de trocar o objeto de nosso apreço, refletindo que temos sido escravo de nosso auto apreço por incontáveis vidas ao trabalhar arduamente para satisfazer os nossos desejos e vendo que isso nao resultou no término do sofrimento, sendo que agora iremos nos dedicar a eliminar o sofrimento dos outros

14)Grande compaixão: propósito de gerar uma mente que deseja sinseramente libertar todos os seres vivos do sofrimento, comteplando a incapacidade que eles tem de realizar seus desejos e e suas açoes negativas gerando sofrimentos futuros

15)Tomar: propósito de livrar nossa mente do auto apreço e das ações negativas, acumulando méritos e fortalecendo ações compassivas ao tomar o sofrimento dos outros seres para si próprio afim de livrá-los da dor e dissolvendo sob o aspecto de uma fumaça negra em nosso coração.

16)Grande amor: Propósito de desenvolver o forte desejo de que todos os seres vivos experienciem felicidade pura e duradoura, concedendo-lhes felicidade após contemplar seus sofrimentos, incapacidade de realizar seus desejos, percebendo sua felicidade efêmera.

17)Dar: propósito de aprender como colocar em prática o grande amor, dando felicidade aos seres vivos, transformando nossa mente numa jóia dos desejos capaz de conceder felicidade suprema e duradoura para todos os seres

18)Bodichita: propósito de gerar expontaneamente uma mente que, motivada por compaixão, deseja atingir a iluminação para benefício dos seres vivos, nos capacitando aperfeiçoar nossas virtudes, solucionar nossos problemas, satisfazendo nossos desejos e desenvolvendo a capacidade de ajudar os outros seres a se libertarem do sofrimento

19)Tranquilo permanescer: propósito de tornar a mente estável para realizações expontânea de renúncia e bodichita para a seguir obter uma profunda compreensão da realidade realizando diretamente a vacuidade; é um estado de concentração especial obtido completar o treino nos 9 níveis de concentração ou 9 permanências mentais; primeiro escolhemos o objeto de meditação como uma uma imagem ou um dos temas de meditação acima e retemos esse objeto em concentração unifocalizada(estágio1); quando perdemos a nitidez da imagem ou nossa mente se desviar do assunto retornamos a concentração e trazemos o objeto de volta repetidas vezes até atingir o tranquilo permanescer

20)Visão superior: é a sabedoria profunda que enxerga as coisas como elas realmente são e não como aparentam ser; com essa sabedoria podemos abandonar a ignorância do auto agarramento e desfrutar da paz interior suprema da iluminação; o objeto dessa sabedoria é a vacuidade, isto é , a natureza real dos fenômenos como as coisas realmente são

21)Confiar num guia espiritual: propósito de receber bençãos dos seres iluminados por meio de um guia espiritual para otimização de nossa prática de meditação.

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