Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]



-PRIMEIRA NOBRE VERDADE:Verdade da Existência Sofrimento
É a constatação da existência do sofrimento e de que todos os seres estão sujeitos a ele.Nascimento é sofrimento, doença é sofrimento, morte é sofrimento, tristeza, lamentação, dor, pesar e desespero são sofrimento. Não ter o que se deseja é sofrimento, separação do que se deseja é sofrimento, união com o que não se deseja é sofrimento. Saudade é sofrimento, ser escravo de um passado já morto e um futuro inexistente é sofrimento. Ser presa fácil de estímulos exteriores de toda ordem é sofrimento. Quando sopram os ventos da sensibilidade nós vamos cegamente a sensualidade, quando sopram os ventos da raiva nós vamos cegamente a violência, quando sopram os ventos da agitação e preocupação nós vamos cegamente em direção a ansiedade e angústia, quando sopram os ventos da dúvida nós vamos cegamente ao ceticismo Todo sofrimento, assim como toda a nossa felicidade está na própria mente, pois nenhum inimigo nos poderá fazer tão infelizes quanto nossa mente mal dirigida

-SEGUNDA NOBRE VERDADE:Verdade da Origem Sofrimento
São as causas do sofrimento.Estado de espírito indisciplinado dando origem a ilusões que levam o indivíduo a cometer ações negativas e que em seguida cria um ambiente negativo sendo os principais Ignorância, Apego e Aversão,seguido de Visão deludida, inveja e orgulho.Os órgãos dos sentidos( Visão, audição, olfato, paladar, tato e a consciência mental ) entram em contato com os objetos externos , provocando uma sensação. Se a sensação é agradável a pessoa é atraída e se é desagradável a pessoa o repele.A sensação condiciona o desejo, e desejando a pessoa se apega ou repele ao objeto . Então o desejo condiciona o apego. Quando a pessoa se apega ela irá agir pela palavra ou pelo o corpo para possuir o objeto desejado ou repelir o que sentir aversão.Deste modo, então o apego condiciona a ação (Karma) ou processo de vir a ser. O processo de vir a ser (ou existência) condiciona o nascimento.Dependendo do nascimento, a decadência e a morte, tristeza e lamentação dor e pesar, ressentimento e desespero.Assim surge essa imensa massa de sofrimento.

-TERCEIRA NOBRE VERDADE:Verdade da Sessação com Antídotos
È o término imediato do sofrimento aplicando antídotos às delusões sendo os principais Sabedoria,Renúncia e Compaixão.Com a extinção da ignorância o desejo é extinguido.Pela cessação do desejo cessa-se o apego.Pela cessação do apego o processo de vir a ser ou as ações (Karma) é extinguido.Pela cessação de vir a ser ou existência, o nascimento é extinguido.Pela cessação do nascimento, a decadência e a morte, tristeza e a lamentação, dor pesar, ressentimento e desespero serão extinguidos.Assim se dá a extinção de toda esta massa se sofrimento.Nirvana Isso verdadeiramente é a paz, isto é, o mais elevado a saber o fim de todas as formações Kármicas, o abandono de todo substrato de ressarcimento, o fim da ignorância, do desejo, e apego, da cobiça, ódio e ilusão.Encantado pelo desejo, irado pela cobiça, vendado pela ilusão, derrotado com a mente enganada, o homem, pela ignorância provoca a sua própria ruína, a ruína de outros e a ruína de ambos, e ele experimentará sofrimento mental e pesar. Mas se a ignorância e desejo e apego, cobiça, ódio, e ilusão forem abandonados, o homem não mais provocará a sua própria ruína, a ruína de outros, nem a ruína de ambos, não mais experimentando sofrimento mental e pesar.Assim é o Nirvana, imediato, visível nesta vida, convidado, atrativo e compreensível apenas pelo sábio.A extinção completa, total e global, sem deixar qualquer vestígio da ignorância, desejo e apego, cobiça, ódio e ilusão, isto verdadeiramente é chamado de NIBBANA.


-QUARTA NOBRE VERDADE :Verdade da Via  para Sessação:

Caminho óctuplo para impedir a produção de mais carma, para depois eliminar os já existentes e em seguida eliminar os preveamente estabelecidos.

-MEIO DE VIDA:não matar (tirar ou mandar tirar a vida de outra pessoa),não roubar(tirar ou mandar tirar o pertence de alguém),não ter má conduta sexual(parceiro inadequado ou orificio improprio,traiçao);evitar sustento através de má açoes e danos físicos aos outros.

-FALA:não proferir mentiras (comunicação de não verdades, falsidades),ofensas(dizer insultos, tom aspero),discórdia (pertubação do estado  harmonia entre pessoas),boatos(fala sem  sentido, inútil, despropositada).

-PENSAMENTO:desapego das ilusões mundanas;abster-se de ignorância(visão errônea em relação oa efeito das ações,em relacao as 4 nobres verdades),cobiça(desejo repetitivo pelas coisas por apego), malevolência(intensão de causar o mal,aversão):análise no equilíbrio meditativo como as 4 nobres  verdades foi concebida de modo correto.

-COMPREENSÃO:entender que a verdadeira natureza da realidade é ser impermanente,interdependente, imperfeita e insubstancial;análise atraves do raciocínio do significado compreendido das 4nobres verdadaes ,eliminando elaborações dualistícas.

-CONCENTRAÇÃO:estabilização meditativa qualificada, sem efeito da lassidão e excitação.

-ATENÇÃO PLENA:domínio constante da mente em seu estado natural livre de emoçoes aflitivas; manter a mente no objeto de meditação, permanência na calma e insigth especial.

-ESFORÇO:eliminar e evitar estados nocivos,promover e manter bons estados;meditações repetidas sobre o significado da realidade já concebida.

-AÇÃO:ações não discordantes com a doutrina e prática dos 6 Paramitas(compaixão ou generosidade,ética ou disciplina moral,paciência ou tolerância,perseverança ou esforço entusiástico,concentração,sabedoria).

Fontes:"Amor,Verdade, Felicidade" e "A vida de Compaixão", de Sua Santidade Dalai Lama  e ''Como solucionar nossos problemas humanos'' e "Entender a mente", de Geshe Kelsang Gyatso

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]