Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]




YAMA:  é uma divindade irada que aparece  segurando a roda da vida e julga o mundo inferior. É também considerado um protetor do Busdimo Tibetano.

PRIMEIRO CÍRCULO: delusões principais

IGNORÂNCIA (PORCO): não compreender a verdadeira  natureza da realidade.
Associado ao sofrimento da existência condicionada.

APEGO (AVE): intensificação do desejo atrativo.
Associado ao sofrimento da impermanencia

AVERSÃO (SERPENTE)intensificação do desejo repulsivo.
Associado ao sofrimento do sofrimento

SEGUNDO CÍRCULO:caminhos cármicos

CAMINHO CÁRMICO CLARO OU POSITIVO : boa ações conduzindo a reinos de felicidade com representantes dos reinos superiores.

CAMINHO CÁRMICO  ESCURO OU NEGATIVO: más ações , conduzindo a reinos infelizes com representantes dos reinos inferiores.

TERCEIRO CÍRCULO:seis reinos

REINO DOS ANIMAIS (IGNORÂNCIA) 
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:apatia,depressão,impotência
CAUSAS: Não compreender que a verdadeira natureza da realidade é ser impernante, interdependente, imperfeita e insusbstancial.
DESCRIÇÃO::Obtusidade (embotamento mental), inflexibilidade (rigidez de raciocíneo) ,teimosia (repetiçao cíclica de erros), extremismo (extremos entre absolutismo e niilismo ), preguiça, baixa auto estima,  indiferença, insensibilidade, conformismo, restrição e isolamento social.Existência condiconanada e automatizada voltada à satisfação de necessidades básicas a sobrevivência (comer, beber, dormir).Caracterizado por seguir em frente na mesma direção passando por cima dos problemas de cabeça através da análise de detalhes superficiais não enxergando o problema como todo.Temor do novo, repetição de hábitos, seguimento de convensões sociais, apego a metas, objetivos tradicionais recusando a questionar, redefinir e explorar novos caminhos. Apego ao trabalho com expectaiva em seu término precoce para usufruir da preguiça e da aposentadoria.
ESFERA SEXUAL:solidão, dependência, impotência, frigidez, satisfação momentânea.
DOENÇAS:centros energéticos extremos(enxaqueca,aneurisma, avc,varizes, hemorróidas), doenças psíquicas (depressão, distimia, défict concentração, insônia e sonolência.
LIBERTAÇÃO:livro do dharma (perseverança):ensinamentos para tentar estimular interesses e criar a sabedoria que orienta o caminho de saída para as angústia.























REINO DOS FANTASMAS FAMINTOS  (APEGO)
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:angústia, obcessão,compulsão.
CAUSAS: Oito preocupações mundanas (aquisição materal, prazer momentâneo, elogio e reputação).
DESCRIÇÃO:Angústia e vazio interior, desejo compulsivo insaciável e incontrolável por um objetivo fantasioso, repetição compulsiva de uma ação,f rustação e descontentamento após realização, ressurgimento imediato do desejo. Desejos maiores que a capacidade de saciá-lo. Focalização apenas no vício e na realização de impulsos e prazeres momentâneos que causem euforia e preencham o vazio interior, como drogas, alcool e sexo. Apego mais a ''fome'' que a necessidade de saciá la. Temor, auto desvalorização, desrespeito e descrença.
ESFERA SEXUAL:exagero, diversidade e inconstância de parceiros, exploração ,dependência, possessividade,traição, insatisfação,projeção de defeitos mentais,sadomasoquismo,
DOENÇAS:alcoolismo, dependência química, stress, doença psíquicas (mania, compulsão, bipolaridade, anorexia, bulimia), câncer.
LIBERTAÇÃO:tigela com as 3 joias (concentração):refúgio em Buda (sabedoria), Dharma (ensinamentos), Sagha (comunidade) para preencher o vazio interior e saciar a fome de viver
                       





















-REINO DOS INFERNOS(AVERSÃO)
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:ódio de si mesmo e dos outros, suicídio, assassinato.
CAUSAS:Apego exagerado ao ego gerando necessidade de satisfação, aquisição e aprovação. Criação de expectativa, impulsividade, excitação.Despreparo para as dificuldades, Intolerância, frustração com facilidade. Insatisfação, infelicidade, retaliação. Desencado quando a mente entra em contato com Ameaças, mprevisto, Má sorte, Danos causados por pessoas
DESCRIÇÃO:Incapacidade de amar, perda da fé, eliminação de ideais de vida e de ética. Ódio por viver uma vida que não desejou. Falta de confiança nas pessoas. Humilhação por necessitar de ajuda. Necessidade de fugir e de terminar com o sofrimento.
INFERNO QUENTE:ódio sentido pelos outros, raiva, rancor, fala áspera, retaliação, agressão, assassinato, paranóia, onipotência e megalomania (supervalorizar estado perturbador por orgulho do apego e indignação)
INFERNO FRIO:ódio de si próprio, sentimento de culpa, auto flagelo, isolamento social, suicídio, menosprezo de si mesmo e do estado petubador por aversão. 
ESFERA SEXUAL:pervesão, agressão, estupro.
DOENÇAS:câncer, aids, doença automoimune.
LIBERTAÇÃO:chama da purificação (sabedoria):desistir de desperdiçar toda a energia na luta contra a superação do sofrimento,buscando  alivío através  da aceitação, do arrependimento e do perdão.              





















REINO DOS HUMANOS (VISÃO DELUDIDA)
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:consciência, razão, paixão.
CAUSAS: Visão errônea em que se acha que o "eu" existe inerentemente, havendo necessidade de se apegar ao ''meu''. 
DESCRIÇÃO:Simboliza experiências profundas e irrecuperáveis de dor da perda de corpo e mente. Busca de prazer sentidos nos reinos superiores através de aquisições materiais, prazer momentâneo, elogio e reputação. Possibilidade de alívio da dor através da fé, compaixão, regozijo, humildade. Melhor poder de discriminação, raciciocínio e avaliação de alternativas
PLANO 1:dor do nascimento,paixões ,doença e envelhecimento e morte
PLANO 2: processo de racionalização e conscientização,pesquisas cientificas, tecnológicas e filosóficas na tentitiva de aliviar a dor
PLANO 3:porta do vazio, indicando o único reino onde há possibilidade de atingir iluminação
ESFERA SEXUAL:entrega apaixonada física e mental levando prazer e estase, dor lancinante da separação
DOENÇAS:centros energéticos centrais (angina, infarto,  úlcera gástrica),câncer.
LIBERTAÇÃO:tigela vazia(paciência -tolerância):representa importância de renunciar acumulo de preocupações mundanas motivadas pelo excesso e pelo ego.



REINO DOS SEMIDEUSES (INVEJA)
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS: desconfiança, ciúme, traição.
CAUSAS: Inveja ou Sentimento de inferioridade por não possuir o que deseja e que o outro possui.
DESCRIÇÃO: Egocentrismo,  prepotência, arrogância, preconceito, dissimulação, paranoia, sacrifícios para driblar as limitações. Mente competitiva com pensamentos de desconfiança, luta e revolta, que quer obter as vantagens do paraíso a qualquer custo, acessível somente aos membros do reino dos Deuses. Natureza insatisfatória e irrealizável dos desejos, sobretudo por constatar que os outros podem ter mais. Objetivos sucessíveis e de difícil alcance para que se agarre a eles com afinco. Sentimento de humilhação, culpa e indignação perante derrota e arrogância perante vitória.
ESFERA SEXUAL:preferência por gente do mesmo nível, prazer na sedução, restrição de vínculos afetivo ,ciúmes e desconfiança no parceiro, medo do fim da relação por prejuízo financeiro e difamação, ejaculação precoce.
DOENÇAS:psíquicas(ansiedade, insônia , agressividade, pânico, paranóia), dores musculares, problemas respira tórios, alteração hábito intestinal.
LIBERTAÇÃO:espada(ética): simboliza a necessidade de abrir mão, cortar as próprias ilusões de que o valor pessoal está no tamanho do poder ao invés de cortar o poder de quem tem mais.





















REINO DOS DEUSES (ORGULHO)
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS: poder, soberba, deslumbramento.
CAUSAS: Orgulho por sentimento de onipotência, onisciência e onipresença.
DESCRIÇÃO:Abundância de recursos como saúde, beleza física, meiguice, harmonia, confiança, narcisismo, exibicionismo, aptidão, inteligência, dinheiro, poder. Estado de ilusão que os sofrimentos não existem para sí. Busca por prazeres sensoriais. Valorização da aparência e superficialidade.  
Falta de interesse pelos problemas mundanos. Otimismo em relação aos sonhos, porém as pessoas servem apenas para servir os próprios interesses de quem está no centro das atenções. Orgulho pessoal como motivação de generosidade, dissimulação de timidez para esconder fragilidade. Perda de méritos por tédio, apego a gratificações sensoriais  e aversão a frustações.
ESFERA SEXUAL:relação com pessoas que se possa dominar ,gosto pela sedução, multiplicidades de relações afetivas e amorosas, dificuldade em manter relacionamento duradouros.
DOENÇAS:ansiedade, stress, euforia, fobias, alergias, asma, inflamações.
LIBERTAÇÃO: Citara(compaixão): representa o instrumento que pode acordar do estado de hipnose e deslumbramento  para que se evite as frustações, para que se dedique a produção de meritos positivos como a prática do bem.




















QUARTO  EXTERNO: 12 ELOS DE ORIGINAÇÃO DEPENDENTE

 ELO 1-IGNORÃNCIA :representado por velho homem cego com seu cajado, incapaz de achar o seu caminho. Simboliza a não compreensão da verdadeira natureza da realidade, o desconhecimento do processo de existência cíclica ou mente auto agarramento que motiva a criação de ações contaminadas.                                     




ELO 2-AÇÃO VOLITIVA: representado por  um oleiro cujos potes seriam as suas próprias ações (pensar, falar e agir) com as quais ele molda o seu próprio carma (destino). Simboliza energia, o impulso gerado pela ignorância, a motivação incosnciente para agir e criar novas formas; a causa projetante das ações contaminadas.                                    




ELO3-CONSCIÊNCIA RUDIMENTAR:epresentado por  um macaco é mostrado em uma árvore saltando de galho em galho, significa a consciência  com a qual nascem as pessoas ignorantes, que descontrolada pula de galho em galho, sem saber porque e para que. Simboliza a reação do pensamento decorrente da motivação ignorante  que a impulsionou; simboliza também marcas ou sementes de ações contaminadas no continuo mental com potencial para amadurecimento quando surgir situações favoráveis.                




ELO 4-NOME E FORMA(MENTE E CORPO): representado por dois homens num barco (nome ou mente e forma ou corpo ou agregados), transportados por um barqueiro (consciencia rudimentar). Simboliza o ingresso da consciência no ovo fertilizado e também a consciência propriamente dita  ou a base para a consciência existir e significa a necessidade de agir para não ser levados para qualquer direção e a necessidade de orientação por padrões mentais alheios pré estipulados.          





ELO 5-SENTIDOS : representado por  uma casa com cinco janelas e uma porta. As cinco janelas simbolizam os cinco sentidos e a porta significa a faculdade de pensar, que  são as coisas pelas quais o mundo externo é percebido.Simboliza as faculdades ainda não  ultilizadas de visão, audição,olfato, paladar, tato e mente (discriminação, memorização, pensamento,imaginação) e é resultante do íntimo funcionamento psicofísico(mente e corpo.)                                    




ELO 6-CONTATO: representado por  um  homem e uma mulher se abraçando, que significa o contato ou a conseqüência da percepções sensoriais.
Simboliza o contato dos 6 sentidos com os objetos externos (forma, som, odor, sabor, textura, objetos de discriminação).                                   




ELO 7-SENSAÇÃO:  representado por  uma flecha no olho, que mostra as emoções pelas quais ele está preso como representado. Simboliza o resultado do contato dos sentidos com seus objetos ;enquando o contato conhece seus objetos como agradáveis, desagradáveis ou neutros, a sensação experencia a intensidade desses acontecimentos.                                         




ELO 8-DESEJO(ANSEIO): representado por  uma mulher oferecendo uma bebida para um homem representa desejo, a estimulação pela percepção e a emoção que leva a "sede pela vida". Simboliza a mente que sente desejo atrativo por não ser separado de situações prazerosas ou  desejo repulsivo de se afastar de situações desagradáveis, que se desenvolve na dependência da sensação, ocorrendo num nível impulsivo.                                




 ELO 9-FIXAÇÃO(APEGO E AVERSÃO):representado por  um homem é mostrado apanhando frutas da árvore e acumulando os numa cesta, que ssimboliza o "emaranhamento sensual", que é a vontade de manter aquilo que é desejado e se afastar do que é desagradável. Significa a intensificação do desejo atrativo ou repulsivo.                 




 ELO 10-EXISTENCIA OU INTENSÃO(VIR A SER): representado pela procriação que é retratada através da ilustração de um homem dormindo junto com sua esposa em uma tenda simbolizando o começo da existência.Simboliza a tendência cármica ou fruto na barriga pronto esperando pelas condições karmicas para nascer ou ação mental pronta para se expressar; a intensão pode ser virtuosa ou não.   




 ELO 11-NASCIMENTO: representado por  uma mulher dando a luz a uma criança representa o ciclo dos nascimentos. Simboliza a formação de um novo karma decorrente da tendência ou intensão, momento do amadurecimento das condições que possibilitam a materialização das causas. Significa o nascimento sansarico ou do mundo de sofrimento  propriamente dito ou consciência ingressando numa nova forma (materialização que ocorre simultâneo nome e forma).                                  


                                      










ELO 12-FARDO(ENVELHECIMENTO E MORTE): representado pela velhice (decadência) e morte nas existências terrenas através da representação da tradição tibetana pelos abutres se alimentando de um corpo e por homem carregando um difundo num lençol. Simboliza a transformação contínua do corpo; a morte é a cessação da  relação mente e corpo.     

2 comentários:

  1. Olá, gostaria de saber qual a fonte desses ensinamentos sobre a roda da vida. Agradeço desde já, muito bom seu blog! Que possa beneficiar os seres.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante e bem explicado. Gostaria de poder imprimir esta página, mas não encontrei maneira. Murió obrigada!

    ResponderExcluir

Bottom Ad [Post Page]