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VACUIDADE


"Forma é vacuidade.
Vacuidade é forma.
Forma não é outra coisa senão vacuidade.
Vacuidade também não é outra coisa senão forma.
Da mesma maneira, sensações, percepções, fatores condicionantes e modalidades de consciência são vacuidade" BUDA

"Aquilo que se origina na dependência de outras coisas não possui natureza própria, é vazio de natureza própria'' NAGARJUNA.

PRINCÍPIOS DA VACUIDADE: Ausência de natureza própria.
1)     INTERDEPENDÊNCIA: dependente de agregados, ações, nome ou objeto, base de imputação, mente que realiza base de imputação.
2)     IMPERMANÊNCIA: descontinuidade, origem, maturação, deterioração, témino.
3)     IMPERFEIÇÃO: Instabilidade, desequilíbrio, vulnerabilidade, inacabado, defeituoso
4)     INSUBSTANCIALIDADE: imaterialidade, irrealidade, ausência de presente, passado e futuro.

A) QUATRO PROFUNDIDADES DO AGREGADO FORMA:
Configuração física característica dos seres e das coisas, como decorrência da estruturação das suas partes; formato, feitio. Estado físico sob o qual se apresenta um corpo, uma substância....
Corpos físicos, som, cheiro, tato e sabor, isto é, os objetos das 5 consciências (visual, auditiva, olfativa, tátil e gustatória).

-FORMA É VACUIDADE (profundidade do último):Forma é destituído de natureza própria por ser impermanente e interdependente de ações ou causas e condições, nome, partes ou agregados, base de imputação ou de designação, mente conceitual que realiza imputação; existe, mas não existe da maneira que parece existir, ou seja, independente dos demais fenômenos, de seus componentes, da mente e dos processos conceituais.

-VACUIDADE É FORMA(profundidade do convencional):A Forma como uma manifestação do vacuidade gerado em decorrência da interdependência  de causas e condições (ações, nome, agregados, base de imputação, mente que realiza imputação);Vacuidade como base para manifestação da forma; Forma que surge como nome ou aparência à partir da vacuidade apesar de parecer inerentemente existente.

-FORMA NÃO É OUTRA COISA SENÃO VACUIDADE (profundidade das 2 verdades enquanto mesma entidade):a Forma e a vacuidade são a mesma entidade; a vacuidade é uma característica inerente da forma, ou seja, forma e vacuidade não existem como entidades separadas; objetos convencionais sendo vistos como vacuidade durante meditação.

-VACUIDADE TAMBÉM NÃO É OUTRA COISA SENÃO FORMA (profundidade das 2 verdades enquanto nominalmente distintas):Forma e vacuidade são a mesma entidade, mas com aspecto diferente, ou seja não são idênticas; Forma existe de forma convencional e vacuidade é sua natureza última; A forma aparece à nossa mente porque ela é vazia de existência inerente, não apesar de sua vacuidade.


B) QUATRO PROFUNDIDADES DOS DEMAIS AGREGADOS: profundidade do último, do convencional, das 2verdades enquanto a mesma entidade e das duas verdades enquanto a mesma entidade com aspectos distintos.

-SENSAÇÃO
processo pelo qual um estímulo externo ou interno provoca uma reação específica, produzindo uma percepção, conhecimento imediato e intuitivo. Faz parte do continuo mental, sendo um fator mental acompanhante(que acompanha cada momento da consciência) e experencia os objetos após o contato em agradável, desagradável ou neutro; Dependente relacionado sobretudo do contato entre mente e objeto: ponto de encontro que não ocorre inerentemente devido a distância entre mente objeto não permitindo um encontro real entre eles.

-EMOÇÃO: ato de deslocar, movimentar. Agitação de sentimentos; abalo afetivo ou moral; turbação, comoção.

-DISCRIMINAÇÃO: também faz parte do continuo mental é um fator mental acompanhante que distingue um objeto do outro, o certo e o errado em função de suas características peculiares; Dependente relacionado sobretudo de base de imputação.

-FATORES DE COMPOSIÇÃO: inclui os outros fatores mentais acompanhantes: atenção(foco), intensão (direcionamento da mente) e contato (ponto de encontro);fatores mentais virtuosos: esforço, fé; fatores deludidos: apego, raiva, ignorância; Dependente relacionado sobretudo de ações.

-CONSCIÊNCIA:  
sentimento ou conhecimento que permite ao ser humano vivenciar, experimentar ou compreender aspectos ou a totalidade de seu mundo interior. Sentido ou percepção que o ser humano possui do que é moralmente certo ou errado em atos e motivos individuais. Constituído pelas 6 mentes primárias do contínuo mental(consciência visual, auditiva, olfativa, gustativa, tátil e mental); mente é aquilo que é clareza porque carece de forma e possui o poder de conhecer ou perceber os objetos; Dependente relacionado sobretudo de um contínuo que não existe inerentemente antes do contado do objeto porque depende do objeto para existir; não existe durante o contato porque não se funde com ele; e nem existe depois do contato porque o que resta após contato é apenas a ilusão.


“Forma é agregado da vacuidade,
Sensação é manifestação da impermanência,
Emoção é imperfeição da vacuidade, 
Consciência é insubstancialidade da vacuidade”

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