Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]



MANTRA SECRETO
•INTRODUÇÃO:
-Também chamado Tantra ou Vajrayana.
-Método usado para proteção contra aparência e concepções errôneas, acelerando a conquista da iluminação.
-Mais eficaz que os Sutras para atingir a iluminação.
•Estágios:
1)Estágio de Geração:Meditação na mente divina de Buda Heruca ou de outras deidades para purificação de carmas negativos.
2)Estágio de Conclusão:Meditação  em canal central,gota e chacras...

•CANAL CENTRAL:
-Canais são caminhos ondes os ventos interiores fluem.
-Localizado na metade do caminho entre os lados direito e esquerdo do corpo,mais próximo das costas que do peito.
-Começa entre as sombrancelhas, ascende em forma de arco ate a cora e desce em linha reta ate o orgão sexul em frente do canal vital(em frente da coluna).
-Características:Macio e flexivel,  Azul pálido por fora e vermelho oleoso por dentro.
-Ladeado e sem espaço entre eles pelos canais direito e esquerdo.

•CANAL DIREITO:
-Vermelho.
-Começa na ponta da narina direita e ascente até a coroa.
-Cruza para o lado oposto ao nível do umbigo e termina no ânus.
-Regula as fezes.

•CANAL ESQUERDO:
-Branco.
-Começa na ponta da narina esquerda  e ascende até a coroa.
-Cruza para o lado oposto ao nível do umbigo e termina no orgao sexual.
-Regula esperma,sangue e urina.

NÓS:Nós duplos dos nais direito e esquerdo em volta do canal central; existem na coroa,garganta,coraçao (nó sextuplo),umbigo.

•GOTA INDESTRUTÍVEL:
-Vacúolo do tamanho de ervilha no interior do canal central na altura do coração. 
-Metade superior branca e inferior vermelha.
-Em seu interior estão o vento e a mente indestrutíveis,que acompa nham o contínuo mental do indivíduo
-Gota branca:sede na coroa,onde está a origem do fluido genital.
-Gota vermelha:sede no umbigo, onde está a origem do fogo interior.

•VENTO E MENTE INDESTRUTÍVEL:
-Vento:energia que flue pelos canais do corpo e serve de montaria para mente("cego de pernas").
-Mente:podem ver mas necessitam dos ventos pra se mover ("paraplegico que ve").
-Ventos que fluem pelo canal central são puros e os que fluem pelos canais laterais impuros,sendo  ligado às delusões e auto agarramento.
-Seria o corpo residente contínuo do indivíduo.

•MEDITAÇÃO EM VENTOS INTERIORES:
-Mentalização nos xacras e dissolução de seus ventos interiores no interior do canal central.
                                      

-Vento do elemento terra:sede no chacra vermelho ou sacral;rege músculos e ossos;aparência de imagem miragem quando se dissolve no interior do canal central.

-Vento do elemento água:sede no chacra laranja ou da base da coluna; rege o sangue;aparência de imagem fumaça ou vapor  quando se dissolve no interior do canal central.

-Vento do elemento fogo:sede no chacra amarelo ou da base do umbigo;rege o calor corporal; aparência de imagem fogo creptante  quando se dissolve no interior do canal central.

-Vento do elemento vento:sede no chacra verde ou cardíaco;rege a mente densa e consiste no vento montado pelo pensamento conceitual denso;aparência de imagem de chama de vela  quando se dissolve no interior do canal central.

-Vento montado pela mente da aparência branca:sede no chacra azul ou cervical;rege a  primeira mente sutil,que ocorre quando as mentes conceituiais densas param de funcionar;aparência de luz brilhante da lua permeando ceu vazio da noite de outono  quando se dissolve no interior do canal central.

-Vento montado pela mente vermelho crescente:sede no chacra azul escuro ou terceiro olho;rege a mente mais sutil;aparência de luz vermelha do sol permeando ceu vazio  quando se dissolve no interior do canal central.

-Vento montado pela mente da quase conquista negra:sede no chacra roxo ou coroa; rege a mente ainda mais sutil e representa inconsciencia absoluta semelhante desmaio profundo;aparência de céu vazio e preto quando se dissolve no interior do canal central;quando ela se dissouve surge  a mente da clara luz(ceu claro e vazio).

•MAHAMUDRA:
-Mente da clara luz plenamente qualificada que experencia grande extase e realiza diretamente a vacuidade como resultado dos ventos interiores entrarem,permanecerem e se dissolverem dentro do canal central.

•5 Etapas dos Estágio de Conclusão:
-Corpo e fala isoladas: realização da grade extase gerada como resultado da entrada,permanêcia e dissoluçao dos ventos interiores dentro do canal central anteriores a obtenção da clara luz plenamente qualificada.
-Mente isolada ou realizacao da clara luz do exemplo último: mente de clara luz que realiza a vacuidade por meio de uma ima imagem genérica.
-Corpo ilusório: luz de sabedoria sob o aspecto de um corpo divino de uma deidade iluminada.
-Clara luz significativa ou Mahamudra tantra propriamente dito:realizacao direta da vacuidade de todos os fenômenos através da meditação repetida sobre vacuidade com a mente da clara luz.
-Corpo ilusório puro: alcançado apos emergir da concentração da clara luz significativa ,abandonando por completo as concepções comuns; a união da quinta etapa representa o cominho do não mais aprender e ocorre quando o praticante manifesta a clara luz significativa de novo unindo com o corpo ilusório puro.

6 Etapas do treino Mahamudra:visa tornar a mente cada vez mais sutil e portanto mais apaziguada,reduzindo as delusões de modo que possamos solucionar os problemas diários mundanos;a meta ultima é realizar diretamente a mente residente continua, alcançando rapidamente a iluminação.

-Etapa1:Identificar a própria mente: localizada no chacra do coração, tem como natureza a clareza, um contínuo que não tem forma nem cor e tem a capacidade de perceber e conhecer objetos, bem como capacidade de executar ações; função também de percepção sensorial, geração de pensamentos, criação e  memorização. Para identificar a mente devemos procurá la contemplando sua localização, natureza e função, contemplando repetidamente seu significado; ao perceber uma imagem genérica da mente teremos a encontrado; a seguir retemos esse objeto em meditação por alguns minutos uinifocadamente;quando retermos por até 5 minutos  teremos permanecido no objeto;consiste nas etapas 1 e 2 das 9 permanências.

-Etapa 2:Realizar  a mente diretamente: após alcançar o tranquilo permanecer que observa a mente atingimos uma concentração clara e livre de pensamentos conceituais; alcançado por meio da contemplação das etapas 3 e 4 das 9 permanencias mentais em diante, através das ações de procurar, encontrar, reter e permanescer na mente;com a meditação repetida a duração da permanência aumenta progressivamente para 10,20min,1h.

-Etapa 3:Identificar a mente sutil: precisamos meditar sobre a mente sutil que é a cessação das nossas mentes densas, percebendo o vazio semelhante a um espaço, parando de prestar atenção em qualquer objeto por alguns minutos imaginando que as mentes densas se dissolveram na mente sutil; a seguir treinamos rete la por ate 5 min.

-Etapa 4:Realizar a mente sutil diretamente: ocorre durante a sensação de sono profundo prolongado ao obter a realização clara e profunda das mentes sutis da aparencia branca, vermelho crescente e quase conquista negra, mantendo a contínua lembrança da mente sutil, impedindo o surgimento de distrações.

-Etapa 5:Idendificar a mente muito sutil: continua-se a se meditar sobre a mente sutil durante a sensação de sono profundo prolongado,desde a aparência miragem até a clara luz; quando a mente muito sutil da clara luz do sono se manifestar compreenderemos sua natureza de êxtase  e sua função de perceber o vazio semelhante ao espaco;quando ela se tornar estável cumpriremos  5a etapa.

-Etapa 6:Realizar a mente muito sutil diretamente: realização direta da vacuidase unindo a mente da clara luz de êxtase com vacuidade.


Fonte:"Muhamudra Tantra", de Geshe Kelsang Gyatso



3 comentários:

  1. Olá, por favor vc poderia me indicar um livro ou ebook em português onde eu possa saber o que é o vajrayana tibetano e o que aprenderei nele? não frequento escola nenhuma!
    OM MANI PADME HUM
    ABRAÇO

    ResponderExcluir
  2. www.budismomoderno.org.br

    ResponderExcluir

Bottom Ad [Post Page]