Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]





 BUDA AKSHOBHYA  

De acordo com o Dhammapada tibetano:
Aqueles que controlam a sua ira quando se ergue 
Como se ele fosse um cavalo quando ele se desvia solto, 
Eu chamo de "os melhores treinadores, dos 
aqueles que não o fazem, são seres comuns.
Akshobhya Acredita-se que transformar o ser humano não de raiva em uma sabedoria como espelho claro. Com esta sabedoria, vemos as coisas como elas são, de forma imparcial e sem afetação. Na verdade, quer se trate de uma rosa vermelha ou um punhal sangrento, um espelho irá refletir tanto como eles são. Não vai ser crítico e distinguir entre os dois vermelhos, tentando segurar o primeiro lugar e fugir do segundo. Nenhuma reflexão em um espelho gruda nele, e nenhum repele. O espelho está sempre imperturbável e imutável, assim como deveríamos, se as circunstâncias ser favorável ou desfavorável para nós.
Cor azul Akshobhya está intimamente ligada ao simbolismo do espelho. O azul é a cor da água, e água tem a capacidade de actuar como um espelho claro.
Ele faz o mudra Bhumisparsha (terra tocar gesto). Este gesto recorda o incidente pouco antes de iluminação de Buda, quando ele foi desafiado por Mara, a personificação do mal. Mara estava convencido de que o trono espiritual onde Buda estava sentado justamente pertencia a ele. Assim ele desafiou Buddha para provar a sua alegação para o banco. Buda moveu a mão para tocar o chão com as pontas dos dedos, e assim concorrer a deusa Terra para dar testemunho do seu direito de estar sentado onde estava. Ela fez isso com centenas de milhares de rugidos, e validado afirmação de Buda.
Mais relevante para o nosso interesse aqui é o fato de que esse gesto sugere confiança, profundas raízes, eo mesmo tipo de determinação que levou o Buda a sua iluminação, apesar dos inúmeros obstáculos que cruzaram seu caminho.
Emblema Akshobhya é o vajra. O Vajra é o símbolo por excelência do Budismo Vajrayana, que deriva seu nome do vajra em si. O termo sânscrito vajra significa "o rígido ou um poderoso ', e seu equivalente tibetano Dorje significa uma dureza e brilho indestrutível como o diamante, que não podem ser cortadas ou partidas. O vajra essencialmente significa o estado imóvel, imutável, indivisível e indestrutível de iluminação. Assim é Akshobhya tocando a terra com a ponta dos dedos da mão direita, a terra também ser um símbolo do imutável, o sólido e concreto.
Montagem Akshobhya é o elefante. Um elefante coloca seus pés sobre a terra com certeza inabalável. Ele tem a mesma qualidade inalterável como dedos do Buda tocando o chão, ea mesma determinação que levou Buda através de suas tribulações.
Akshobhya é considerado o governante sobre a direção leste. É a direção onde tem lugar o amanhecer. Na verdade, a vitória de Buda sobre Mara marcou o alvorecer de uma nova realidade espiritual.





BUDA AMITABHA
Amitabha é sem dúvida o mais conhecido e popular dos cinco Dhyani Buddhas. Ele é de cor vermelha. No budismo tibetano, o vermelho é a cor do amor, compaixão e energia emocional.
Sua direção é o oeste. É nesta direção que pôr do sol acontece e na verdade ele é vislumbrado como o pôr do sol (vermelho). Durante pôr do sol, o sol é gentil, e podemos olhar diretamente em seu poder feroz, sem chegar a qualquer dano. Como ele desaparece no oeste, o sol é como um rei orgulhoso e feroz, que no final de um árduo dia de protocolo rígido gira suave e jovial, e permite que qualquer pessoa se aproximar dele.Amitabha é, portanto, o poder supremo e energia da natureza, lançados sobre uma planície terrestre, acessível a todos nós. Não é à toa que ele é o mais popular de todos os Budas Dhyani.
Seu emblema é a única de lótus. Ele é, portanto, associado com todos os atributos do lótus: gentileza, franqueza e de pureza.
Montagem de Amitabha é o pavão, que é capaz de engolir cobras venenosas sem vir a prejudicar. Na verdade, o pavão é acreditado para derivar sua plumagem rica do veneno das cobras de que se alimenta. Este simbolismo, de estar aberto até veneno, e transmutando-o em beleza, nos dá uma sensação de purificação e poder transformador de Amitabha. Para nós, simples mortais, isso significa que até mesmo os nossos aspectos mais obscuros e venenosa pode ser transformada através da meditação em sua imagem. 
Imagem de Amitabha tem uma simplicidade e qualidade arquetípica para ele. Seu comportamento é totalmente relaxado e suas mãos estão no mudra Dhyana, o mudra da meditação.
Segundo a tradição, este mudra deriva da uma assumida pelo Buda quando ele estava meditando sob a árvore pipal, na busca do Nirvana.
Em conformidade com a mão mudra, a mensagem essencial de Amitabha é o da meditação. Sua associação com o pôr do sol sugere a retirada de nossas percepções sensoriais externas para dentro, para estados mais elevados de concentração meditativa. Elevando-nos a um nível tão espiritual tem o objetivo final de unir-nos com que a Consciência Universal intangível que permeia toda a realidade tangível.
Amitabha, portanto, fornece-nos com a sabedoria arquetípica infinito que nos ajuda a transmutar a característica negativa de apego obsessivo em uma consciência exigente de que estamos todos composta pelo mesmo substrato primitivo. Então, contemplando, somos capazes de perceber que o objeto que anseiam por não está separado de nós, e já como uma grande parte de nós mesmos como somos do mesmo.




 BUDA VAIROCHANA

 No Rigveda (texto mais antigo do mundo codificada) a palavra 'Vairochana "tem a conotação de um sol brilhante e luminosa. De fato, em tibetano Vairochana é chamado de 'Namnang, que significa "O iluminador.
Vairochana exibe o Dharmachakra mudra.Dharmachakra em sânscrito significa a "Roda do Dharma". Este mudra simboliza um dos momentos mais importantes na vida histórica do Buda, a ocasião em que ele pregava para seus companheiros o primeiro sermão após sua iluminação no Parque das Gazelas em Sarnath. Assim, denota a definição em movimento a roda do ensinamento do Dharma.
Vairochana é uma idealização da função central do Buda como um mestre, sem o qual não teria havido o budismo, e nenhum caminho para a iluminação aberto diante de nós.
A roda está girando conceitualmente era uma vez um símbolo solar na Índia antiga e mais tarde veio a ser um significante de kinghood. O raciocínio lógico é que como o sol é o criador e nutridor da terra, assim é o rei de seu povo. Também consistente com o presente contexto é o facto de Vairochana é dito para governar a partir do centro do mundo, com a completa Vajrayana panteão (incluindo os outros quatro Dhyani Buddhas) dispostos em torno dele. Do mesmo modo, o sol é também o centro do sistema solar, de igual modo um rei é o centro de facto de o seu domínio.
Significativamente, Vairochana é dito ser a soma de todos os Budas Dhyani e combina todas as suas qualidades. Ele é portanto, branco puro, uma vez que o branco é uma mistura de todas as cores.
Com efeito, a sua sede loto é suportado por um par de dois grandes leões. O leão é o rei dos animais e quando ele ruge todos os outros se calam.Semelhante é o rugido dos ensinamentos de Buda, em relação à grandeza do que todas as outras vozes da nossa vida quotidiana se tornar insignificante e se calam. Não surpreendentemente, meditando sobre a imagem de Vairochana é especificamente Acredita-se que transformar o delírio de ignorância para a sabedoria pregada pelo Dharma. Quando Gautama Buda girou a roda do Dharma, ele iluminado (como o sol), os corações de homens e mulheres obscurecida pela ignorância.


BUDA AMOGHASIDDHI


AmoghasiddhiO quinto Dhyani Buddha é Amoghasiddhi, cujo emblema é o distintivo dorje duplo, também conhecido como o vajra cruzada.
O mudra feitas à mão por Amoghasiddhi é o mudra Abhaya.Abhaya em sânscrito significa destemor. Assim, este mudra simboliza proteção, paz e dissipar o medo.
Segundo a tradição budista, o primo de Buda Devadatta sentia muito ciúmes dele. Sua inveja não conhece limites, uma vez que ele mesmo tentou matar o Buda. Seu plano envolvia a perda de um elefante enlouquecido para o caminho do Buda. Mas, como o elefante se aproximou dele, Buda exibido o mudra Abhaya, que imediatamente acalmou o animal. Por conseguinte, isso indica não só o apaziguamento dos sentidos, mas também a ausência de medo.
De fato, a presença de toda Amoghasiddhi remove terror e medo.Seu corpo é verde, a cor da paz e da tranquilidade da natureza. É uma cor calmante e relaxante, que acalma a ansiedade.
Passeios Amoghasiddhi em Garuda, metade homem e metade águia composto, que se alimenta de cobras.Abençoado com uma visão telescópica, Garuda pode detectar a presença de serpente-como ilusões negativas que assolam os nossos quadros mortais, mesmo a uma distância considerável.Além disso, Garuda está associado com os intervalos dos Himalaias do Norte, que é a direcção de Amoghasiddhi também.
Amoghasiddhi é particularmente associado com a energia e é conhecido como o Senhor do Karma. Como um Buda de ação, ele representa a realização prática dos resultados usando a sabedoria dos outros quatro Budas. Sua vajra duplo também é um símbolo da conclusão sucessiva de todas as ações.Esta é a razão por que depois de uma estátua de divindade foi concluído e consagrado, um vajra cruzada está inscrito em cima da tira de metal usado para selar a sua base.
A deusa Tara Verde Acredita-se que emanava Amoghasiddhi e não surpreendentemente, ela também é endeusado como uma divindade de ação no panteão budista. Na verdade, Tara Verde é sempre retratado em uma postura com a perna direita estendida, significando a sua disponibilidade para entrar em ação.
Amoghasiddhi Acredita-se que alterar o ser humano não negativo do ciúme na sabedoria positivo de realização. O ciúme é uma emoção humana positiva, na medida em que dá energia para a nossa ambição e nos leva a alcançar alturas maiores. Mas a sua negatividade decorre do fato de que ele é quase sempre acompanhada por uma amargura para aquele que é o alvo de nossa inveja.Quando somos capazes de afastar esse sentimento associado de ressentimento, e perceber ao mesmo tempo que o objeto da nossa inveja não é senão um meio levando-nos a maior karma, levando a conquistas maiores, teríamos a ler a mensagem de Amoghasiddhi com sucesso .




BUDA RATNASAMBHAVA

Dhyani Buddha Ratnasambhava
Ratnasambhava significa "Nascido da Jewel", "jóia significando ratna" em sânscrito.
Ratnasambhava Acredita-se que transformar o traço humano negativo de orgulho na sabedoria da mesmice. Esta sabedoria traz as características comuns da experiência humana e nos faz ver a humanidade comum subjacente a todos os homens e mulheres. Faz-nos ver a nós mesmos como seres companheiros, organicamente unidos para o fluxo total da humanidade. Neste estado de iluminação, não há ninguém superior ou inferior ao outro, não deixando espaço para o orgulho de se desenvolver.
Ratnasambhava exibe o mudra Varada.
Este mudra simboliza caridade e benção concessão. Na verdade seu emblema distinto é uma jóia (ratna), associando-o com riquezas e Ratnasambhava é por vezes descrito como o Buda de dar. Mas ele não faz distinção e dá livremente a todos (a sabedoria da mesmice). Todos os seres são igualmente preciosa para ele. Seja qual for a nossa posição social, raça, sexo, ou forma de vida, somos todos feitos de um barro comum. A graça de Ratnasambhava brilha igualmente sobre o palácio e monte de estrume. Meditando sobre sua sabedoria que desenvolver a solidariedade com toda a humanidade, ou melhor com todas as formas de vida.
A sabedoria da mesmice nos dá a clareza de espírito para perceber na perspectiva correta, as oito experiências, dispostos em quatro pares. Trata-se de ganho e perda, fama e louvor desgraça, e culpa, prazer e e dor. Essas experiências sempre vêm em pares. Se perseguir um iremos fixar nos aberta para o outro. Por exemplo, se buscar o prazer, nós iremos, sem dúvida, com alguma dor experiência do tempo também. Esta é uma expressão espiritual da terceira lei de Newton da dinâmica segundo a qual "cada e toda ação no universo tem uma reação igual e oposta."
Ratnasambhava cor é amarela. Esta é a cor da terra. A terra também é extremamente generoso em compartilhar connosco as suas riquezas. Além disso, ela dá sem qualquer expectativa ou favor em troca. Ela dá e também recebe a todos igualmente. A terra é, portanto, o grande nivelador. Da mesma forma, brilho Ratnasambhava se dissolve todas as fronteiras de si e do outro.Podemos então apenas compartilhar com outras pessoas - sem qualquer sentido associado de dar, porque dar exige um 'self' para dar e 'outros' para receber, uma dualidade que nos ajuda a transcender Ratnasambhava.
O animal associado com Ratnasambhava é o cavalo, que transporta ao longo dos seres que sofrem com pleno vigor. Ele também sugere uma viagem, uma viagem espiritual, como aquela em que o Buddha-a-ser estabelecido quando deixou sua vida em casa, montando em seu cavalo fiel.
Na arte tibetana, o cavalo é freqüentemente mostrado carregando jóias em suas costas.Este é um novo reforço da sua relação com Ratnasambhava.
Guardas Ratnasambhava sobre a direção sul. O sol está no sul ao meio-dia-time. Seus raios são então uma luz amarelo-dourado, cor de Ratnasambhava si mesmo.


3 comentários:

  1. Adorei ..esclareceu minhas dúvidas..

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa do blog. Que continue prosperando!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Já tirei 10 na feira cultural da minha escola com a explicação!

    ResponderExcluir

Bottom Ad [Post Page]