Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]



Quem é Buda?

Como mencionado acima Buddha pode se referir ao Buda histórico Shakyamuni ou para qualquer pessoa que tenha atingido a plena iluminação. Geshe Kelsang Gyatso explica em Introdução ao Budismo

Um despertado

Um Buda é uma pessoa que está completamente livre de todas as falhas e obstruções mentais.
Em geral, Buda significa "O Desperto", alguém que despertou do sono da ignorância e vê as coisas como elas realmente são. Um Buda é uma pessoa que está completamente livre de todas as falhas e obstruções mentais. Há muitas pessoas que se tornaram Budas no passado, e muitas pessoas se tornarão Budas no futuro .... Não há nada que Buda não conheça.Porque ele despertou do sono da ignorância e removeu todas as obstruções de sua mente, ele conhece tudo sobre o passado, presente e futuro, direta e simultaneamente. Além disso, Buda possui grande compaixão, que é completamente imparcial e abrange todos os seres vivos, sem discriminação.
Ele beneficia todos os seres vivos sem exceção por várias formas que emana todo o universo, e das bênçãos que derrama sobre suas mentes. Ao receber as bênçãos de Buda todos os seres, mesmo os animais, às vezes desenvolvem estados pacíficos e virtuosos de espírito. Finalmente, ao encontrar uma emanação de Buda sob a forma de um Guia Espiritual, todos terão a oportunidade de entrar no caminho da libertação e da iluminação. Como o grande erudito Budista Indiano Nagarjuna disse, não há ninguém que não tenha recebido ajuda de Buda.
A compaixão de Buda, a sabedoria eo poder estão completamente além da concepção.

Qualidades do Buda

É impossível descrever todas as boas qualidades de um Buda. A compaixão de Buda, a sabedoria eo poder estão completamente além da concepção. Sem nada para obscurecer sua mente, ele vê todos os fenômenos em todo o universo tão claramente como ele vê uma jóia na palma da sua mão. Pela força de sua compaixão, um Buda espontaneamente faz o que for apropriado para beneficiar outros. Ele não tem necessidade de pensar sobre o que é a melhor maneira de ajudar os seres vivos - ele age naturalmente e sem esforço da maneira mais benéfica. Assim como o sol não precisa motivar-se a irradiar luz e calor, mas o faz simplesmente porque a luz eo calor são sua própria natureza, portanto, um Buddha não precisa motivar-se a beneficiar os outros, mas o faz simplesmente porque sendo benéfico é seu próprio a natureza.

Emanações de Buda

Como os reflexos da lua que esforço aparecer em qualquer corpo de água parada, emanações de Buda aparecem espontaneamente onde quer mentes dos seres vivos são capazes de percebê-las. Budas podem emanar sob qualquer forma para ajudar os seres vivos. Às vezes, eles se manifestam como os budistas e, por vezes, como não-budistas. Eles podem se manifestar como homens ou mulheres, monarcas ou mendigos, cidadãos cumpridores da lei ou criminosos. Eles podem até mesmo se manifestar como animais, como o vento ou chuva, ou como montanhas ou ilhas. A menos que nós mesmos somos um Buddha não podemos dizer quem ou o que é uma emanação de um Buda.

A emanação supremo

De todas as maneiras pelas quais um Buda ajuda os seres vivos, a forma suprema é como emanação de um Guia Espiritual.
De todas as maneiras pelas quais um Buda ajuda os seres vivos, a forma suprema é como emanação de um Guia Espiritual.Através dos ensinamentos de seu exemplo imaculado e, um autêntico Guia Espiritual conduz seus discípulos ou ela ao longo do caminho espiritual para a libertação e iluminação. Se encontrarmos um Guia Espiritual qualificado Mahayana e colocar em prática tudo aquilo que ele ou ela ensina, vamos definitivamente atingir a plena iluminação e tornar-se um Buda Conquistador. Seremos, então, em posição de retribuir a bondade de todos os seres vivos por libertá-los dos sofrimentos do samsara e conduzindo-os para a felicidade suprema do estado de Buda.


Vida de Buda - Siddhartha nasceu

O Buda que é o fundador da religião budista é chamado de Buda Shakyamuni.

Nascimento de Buda

O Buda que é o fundador da religião budista é chamado de Buda Shakyamuni "Shakya" é o nome da família real em que ele nasceu, e "Muni" significa "o capaz". Skakyamuni Buddha nasceu como um príncipe real em 624 BC em um lugar chamado Lumbini, que originalmente era no norte da Índia, mas agora é parte do Nepal. Nome de sua mãe foi a rainha Mayadevi eo nome de seu pai, o rei Shuddhodana.

O Sonho de Queens

Uma noite, a rainha Mayadevi sonhou que um elefante branco descia do céu e entrou em seu útero. O elefante branco entrar em seu útero indicou que naquela noite ela tinha concebido uma criança que era um ser puro e poderoso. O elefante é descer do céu indicou que seu filho veio Tushita céu, a Terra Pura de Buda Maitreya. Mais tarde, quando ela deu à luz a criança, em vez de experimentar a dor, a rainha teve uma visão especial, puro em que ela estava segurando o galho de uma árvore com a mão direita, enquanto os deuses Brahma e Indra levou a criança sem dor do seu lado. Eles, então, reverenciavam a criança, oferecendo-lhe abluções rituais.
Quando o rei viu a criança se sentia como se todos os seus desejos haviam sido satisfeitos e chamou o jovem príncipe "Siddhartha".

O Delight Reis

Quando o rei viu a criança se sentia como se todos os seus desejos haviam sido satisfeitos e chamou o jovem príncipe "Siddhartha". Ele convidou um brâmane vidente para fazer previsões sobre o futuro do príncipe. O vidente examinou a criança com sua clarividência e disse ao rei: "Há sinais de que o menino pode se tornar ou um rei chakravatin, um governante de todo o mundo, ou um Buda totalmente iluminado. No entanto, desde o tempo dos reis chakravatin agora é passado, é certo que ele se tornará um Buda, e que sua influência benéfica se espalhará pelos mil milhões de mundos como os raios do sol. "

O príncipe iria aproveitar todas as oportunidades para transmitir significados espirituais e incentivar outros a seguirem caminhos espirituais.

O Jovem Príncipe

Como o jovem príncipe cresceu ele dominou todas as artes e ciências tradicionais sem a necessidade de qualquer instrução. Ele sabia 64 línguas diferentes, cada um com seu próprio alfabeto, e ele também foi muito hábil em matemática.Uma vez ele disse ao pai que ele pudesse contar todos os átomos do mundo no tempo que leva para desenhar uma única respiração. Embora ele não tenha necessidade de estudar, ele fez isso para agradar seu pai e para beneficiar os outros. A pedido de seu pai entrou para uma escola onde, além de várias disciplinas acadêmicas, tornou-se hábil em esportes como artes marciais e tiro ao arco. O príncipe iria aproveitar todas as oportunidades para transmitir significados espirituais e incentivar outros a seguirem caminhos espirituais. De uma só vez, quando ele estava participando de um concurso de arco e flecha, ele declarou: "Com a curva de concentração meditativa Vou disparar a flecha da sabedoria e matar o tigre da ignorância nos seres vivos." Ele, então, lançou a seta e voou em linha reta através de cinco tigres de ferro e sete árvores antes de desaparecer na terra!Testemunhando por manifestações como essa, milhares de pessoas desenvolveram fé no príncipe.
Vendo como todos os seres vivos estão presos nesse círculo vicioso de sofrimento que ele sentia uma profunda compaixão por eles, e ele desenvolveu um sincero desejo de libertar todos eles de seu sofrimento.

Testemunhando Sofrimento

Às vezes, o príncipe Siddhartha iria para a capital do reino de seu pai para ver como as pessoas viviam. Durante estas visitas, ele entrou em contato com muitos idosos e pessoas doentes, e em uma ocasião ele viu um cadáver. Esses encontros deixaram uma profunda impressão em sua mente e levou-o a perceber que todos os seres vivos, sem exceção, tem que experimentar os sofrimentos do nascimento, doença, envelhecimento e morte. Porque ele entendia as leis da reencarnação ele também percebeu que eles experimentam estes sofrimentos não apenas uma vez, mas repetidas vezes, na vida após a vida sem interrupção. Vendo como todos os seres vivos estão presos nesse círculo vicioso de sofrimento que ele sentia uma profunda compaixão por eles, e ele desenvolveu um sincero desejo de libertar todos eles de seu sofrimento. Percebendo que só um Buda plenamente iluminado possui a sabedoria eo poder para ajudar a todos os seres vivos dessa maneira, ele resolveu deixar o palácio e se retirar para a solidão da floresta onde ele iria envolver-se em profunda meditação, até que ele atingiu a iluminação.

Casamento do príncipe Siddhartha

Quando o povo do reino Shakya percebeu que o príncipe pretendia deixar o palácio que o rei pediu para organizar um casamento para ele na esperança de que isso faria com que ele mude sua mente.
Quando o povo do reino Shakya percebeu que o príncipe pretendia deixar o palácio que o rei pediu para organizar um casamento para ele na esperança de que isso faria com que ele mude sua mente. O rei concordou e logo encontrou uma noiva adequada, a filha de uma família Shakya respeitada, chamada Yasodhara. Príncipe Siddhartha, no entanto, não tinha apego aos prazeres mundanos, porque ele percebeu que objetos de apego são como flores venenosas, que inicialmente parecem ser atraentes, mas, eventualmente, dar origem a uma grande dor. Sua vontade de deixar o palácio e para atingir a iluminação se manteve inalterada, mas para cumprir a vontade do pai e proporcionar benefícios temporários ao povo Shakya, ele concordou em se casar com Yasodhara. No entanto, mesmo que ele permaneceu no palácio como um príncipe real, dedicou todo o seu tempo e energia para servir o povo Shakya da maneira que podia.

Pedido príncipe Sidarta

Quando ele estava 29 anos de idade, o príncipe teve uma visão na qual todos os Budas das dez direções lhe apareceram e falaram em uníssono: Anteriormente, você resolveu se tornar um Buda Conquistador para que você possa ajudar todos os seres vivos, prisioneiros o ciclo de sofrimento. . Agora é a hora de você conseguir isso "O príncipe foi imediatamente para seus pais e disse-lhes da sua intenção:" Gostaria de retirar-se para um lugar tranqüilo na floresta onde eu possa envolver-se em profunda meditação e rapidamente atingir a plena iluminação.
Sidarta disse ao seu pai: "Pai, se você pode me dar a liberdade permanente dos sofrimentos do nascimento, doença, envelhecimento e morte, eu ficarei no palácio, mas se você não pode sair e devo fazer a minha vida humana significativa."
Assim que eu tiver atingido a iluminação serei capaz de retribuir a bondade de todos os seres vivos, especialmente o grande bondade que você tem me mostrado. Por isso eu peço sua permissão para deixar o palácio. "Quando seus pais ouviram isso, ficaram chocados, eo rei recusou-se a conceder a sua permissão. Sidarta disse ao seu pai: "Pai, se você pode me dar a liberdade permanente dos sofrimentos do nascimento, doença, envelhecimento e morte, eu ficarei no palácio, mas se você não pode sair e devo fazer a minha vida humana significativa."

Fuga príncipe Sidarta

O rei tentou todos os meios para impedir que seu filho deixasse o palácio. Na esperança de que o príncipe pode mudar de idéia, cercou-o com um séquito de belas mulheres, dançarinas, cantores e músicos, que dia e noite usaram seus encantos para agradá-lo, e no caso do príncipe poderia tentar uma fuga, guardas postados em torno das paredes do palácio. Entretanto, a determinação do príncipe a deixar o palácio e entrar numa vida de meditação não pode ser abalado. Uma noite, ele usou seus poderes miraculosos para enviar os guardas e atendentes em um sono profundo enquanto ele fugiu do palácio com a ajuda de um assessor de confiança. Depois de terem percorrido cerca de seis quilômetros, o príncipe desceu do seu cavalo e despediu-se de seu assessor. Ele, então, cortou os cabelos e atirou-a para o céu, onde ele foi capturado pelos deuses da Terra dos Céus Trinta e três.Um dos deuses, então, ofereceu o príncipe dos mantos cor de açafrão de um mendicante religioso. O príncipe aceitou estes e deu suas vestes reais ao deus em troca. Desta forma, ele ordenou a si mesmo como um monge.

Vida de Buda - atingir a iluminação


Ele sentou-se debaixo da árvore Bodhi na postura de meditação e jurou que não sairia da meditação antes de atingir a perfeita iluminação.

Um local adequado para a Meditação

Siddhartha então encaminhou-se para um lugar perto de Bodh Gaya, na Índia, onde encontrou um local adequado para a meditação. Ali permaneceu, enfatizando uma meditação denominada "concentração espaço-como no Dharmakaya", no qual ele se concentrou unifocadamente sobre a natureza última de todos os fenômenos.Depois de treinar nessa meditação durante seis anos, ele percebeu que ele estava muito perto de atingir a plena iluminação e andou até Bodh Gaya, onde, no dia de lua cheia do quarto mês do calendário lunar, sentou-se debaixo da árvore Bodhi na postura de meditação e jurou que não sairia da meditação antes de atingir a perfeita iluminação. Com essa determinação, entrou em concentração espaço-como no Dharmakaya.

No anoitecer, Devaputra Mara, o chefe de todos os demônios, ou maras, neste mundo, tentou perturbar a concentração de Sidarta por conjurando muitas aparições aterrorizantes. Manifestou hostes de tenebrosos demônios, alguns arremessavam lanças e flechas de fuzilamento, outros tentavam queimá-lo com fogo, e alguns pedregulhos hurling e até montanhas sobre ele. Pela força de sua concentração, as armas, pedras e montanhas apareciam-lhe como uma chuva de flores perfumadas, e os incêndios que castigam tornou-se como ofertas de luzes do arco-íris.
Com essa concentração, ele removeu os derradeiros véus da ignorância de sua mente e no momento seguinte tornou-se um Buda, um ser totalmente iluminado.
Vendo que não poderia ser Siddhartha medo em abandonar sua meditação, Mara tentou Devaputra vez para distraí-lo pela manifestação de inúmeras mulheres bonitas, mas Sidarta reagiu concentrando-se ainda mais profunda. Desta forma, ele triunfou sobre todos os demônios deste mundo, que é por isso que ele posteriormente se tornou conhecido como um "Conqueror Buda."

Atingir a Iluminação

Siddhartha, em seguida, prosseguiu com sua meditação até o amanhecer, quando ele alcançou a concentração vajra. Com esta concentração, que é a última mente de um ser limitado, ele removeu os derradeiros véus da ignorância de sua mente e no momento seguinte tornou-se um Buda, um ser totalmente iluminado.


Ensinamentos de Buda

Buda explica como atingir a libertação do sofrimento individualmente e nos ensinamentos Mahayana ele explica como atingir a plena iluminação, ou estado de Buda, para o bem dos outros.

Girando a Roda do Dharma

Quarenta e nove dias depois de Buda alcançou a iluminação, ele foi solicitado a ensinar. Como resultado deste pedido, Buda passou de meditação e ensinou a primeira Roda de Dharma. Esses ensinamentos, que incluem o Sutra das Quatro Nobres Verdades e outros discursos, são a principal fonte do Hinayana, ou Pequeno Veículo, do budismo. Mais tarde, Buda ensinou a segunda ea terceira Roda do Darma, que incluem os Sutras Perfeição de Sabedoria eo Sutra Discriminando a Intenção, respectivamente. Esses ensinamentos são a fonte do Mahayana, ou Grande Veículo do Budismo. Nos ensinamentos Hinayana Buda explica como atingir a libertação do sofrimento individualmente e nos ensinamentos Mahayana ele explica como atingir a plena iluminação, ou estado de Buda, para o bem dos outros. Ambas as tradições floresceram na Ásia, primeiro na Índia e depois gradualmente nos países vizinhos, incluindo o Tibete. Agora eles também estão começando a florescer no Ocidente.

Praticar os ensinamentos de Buda

"Dharma" significa "proteção". Ao praticar os ensinamentos de Buda nos protegemos do sofrimento e problemas. Todos os problemas que enfrentamos durante a vida diária se originam da ignorância, eo método para eliminar a ignorância é a prática do Dharma.
A qualidade de vida não depende de desenvolvimentos exteriores ou progresso material, mas do desenvolvimento interior de paz e felicidade.
Praticar o Darma é o método supremo para melhorarmos a qualidade de nossa vida humana. A qualidade de vida não depende de desenvolvimentos exteriores ou progresso material, mas do desenvolvimento interior de paz e felicidade. Por exemplo, no passado, muitos Budistas viveram em países pobres e subdesenvolvidos, mas eles foram capazes de encontrar a felicidade pura e duradoura praticando o que Buda ensinou.
Se aplicarmos os ensinamentos de Buda em nossa vida diária, seremos capazes de resolver todos os nossos problemas internos e obter uma mente verdadeiramente tranqüila. Sem paz interior, paz exterior é impossível. Se primeiro estabelecermos a paz em nossas mentes por meio do treino em caminhos espirituais, a paz exterior virá naturalmente, mas se não o fizermos, a paz mundial nunca será alcançada, não importa quantas pessoas façam campanha por ele.

2 comentários:

Bottom Ad [Post Page]