Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

GENEROSIDADE:
Conceito:
Disposição para dar de boa vontade apoio aos outros com o objetivo de trazer benéfico altruístico.
Tipos de doação:
-Oferecer o próprio trabalho.
-Oferecer apoio material ou espiritual.
-Oferecer instrução e proteção.
-Oferecer amor e amizade.
Forma de realização:
-Ausência de orgulho aos inferiores e de inveja aos superiores
-Ausência de tentativa de impressionar os iguais
-Respeito aos que mantém ética ou antiética
-Compaixão aos que sofrem
Faltas:
-Oferecer o que foi adquirido por meios escusos, prometer mais do que se pode dar ou qualidade inferior ao prometido
-Humilhar, menosprezar, explorar o recebedor, permitindo que ele sofra antes de receber ou dar aos poucos para transformar o recebedor em devedor.
-Dar por vaidade fazendo alarde, dar com arrependimento, dar esperando recompensas ou dar apenas para pessoas amigas.
-Não manter paciência perante insatisfação com o oferecido, quando se pede mais ou quando se tentar devolver o oferecido. 

ÉTICA OU DISCIPLINA MORAL:
Conceito:
Prevenção de ações falhas e purificação das já existentes.
Tipos:
-Coibição do mal com regras.
-Criação de virtude com meditação e hábito de vida saudável.
-Trabalho pelos outros.
Antídotos (antiética):
-Confiança no Dharma e intenção altruística.
-Comportamento opositor as falhas.
-Arrependimento das falhas.
-Promessa em não repetir as ações falhas.

PERSEVERANÇA OU ESFORÇO ENTUSIÁSTICO
Conceito:
Empenho em descartar conduta destrutiva e cultivar pensamentos e ações corretas.
Tipos:
-Eliminação de faltas.
-Superação de limitações.
-Desenvolvimento do potencial humano altruístico.
Antídotos(preguiça):
-Confiança na virtude e vontade de praticar.
-Constância.
-Alegria.
-Descanço.

PACIÊNCIA OU TOLERÂNCIA
Conceito:
Ausência de perturbação mental quando a mente entra em contato com as adversidades, consistindo no principal antídoto contra a raiva.
Tipos:
-Aceitar voluntariamente as adversidades.
-Não levar em conta os que nos afligem o mal.
-Obter certeza com os ensinamentos.
Elementos:
-Alvo: Mente
-Escudo: Paciência
-Flexa: Adversidades
Causas da raiva:
-Apego exagerado ao ego gerando necessidade de satisfação, aquisição e aprovação.
-Criação de expectativa, impulsividade, excitação.
-Despreparo para as dificuldades, Intolerância, frustração com facilidade
-Insatisfação, infelicidade, retaliação.
Fatores desencadeantes (adversidades):
-Ameaças.
-Imprevisto.
-Má sorte.
-Danos causados por pessoas: danos físicos diretos, aos bens materiais, á reputação, prosperação de inimigos.
Prevenção da raiva:
-Manutenção de um estado feliz e equilibrado perante as adversidades.
-Razão como meio de controlar os impulsos.

CONCENTRAÇÃO:
Conceito:
Focalização da mente para estabelecimento de uma mente serena e obtenção da compreensão da realidade.
Condições para obtenção:
-Lugar adequado e estilo de vida saudável.
-Contentamento e poucos desejos.
-Ausência de ocupações em excesso.
-Ausência de preocupações com estímulos sensoriais.
-Instruções corretas e prática adequada.
Faltas e Antídotos:
-Preguiça: meleabilidade, perseverança, aspiração, apreciação
-Esquecimento: atenção plena
-Letargia ou Excitação: introspecção
-Falta de aplicação:intensão
-Aplicação em excesso: equanimidade
Etapas:
-9 permanências mentais
-6 contemplações mentais
-4 concentrações
-4 absorções sem forma


 SABEDORIA(COMPREENSÃO):

Conceito:
Fator mental que mostra como as coisas realmente são e não como imaginamos que seja.
Objeto de negação:
1) Concepção errônea que o “eu” existe como objetivamente existente, exigindo sua felicidade e o agarramento ao “meu”.O “eu” não seria idêntico aos agregados que constituem corpo e mente e nem seria distinto deles. Não é idêntico aos agregados porque o todo é que forma a base de designação do eu. Não é distinto porque não pode ser demonstrável quando se elimina os componentes de corpo e mente.Corpo e mente e eu ou são diferentes, mas o eu não pode ser separado do corpo de da mente. O eu e seus agregados são uma entidade e existem em dependência mútua (modo de existência convencional) . A inencontrabilidade do eu não implica em sua não existência e sim em sua existência enganosa ou convencional (existência nominal atribuindo nome e pensamentos aos agregados).

2 ) Vacuidade e surgimento dependente: Produtos de causas e condições são instáveis e mudam a cada momento, apesar de parecerem duradoura e imutável, fazendo com que pareça existir independente e objetivamente. Causa e efeito não são uma entidade única, se fossem, aquilo que produz e o que é produzido não seriam diferentes. A causa é impermanente, pois transforma no resultado. Sua evolução e continuidade inviabilizam a permanência. Causa e efeito também não são inerentemente diferentes, porque nesse caso o efeito não poderia depender da causa. Como o resultado vem a causa não há descontinuidade, o que evita os extremos da eternidade ou da aniquilação, ocupando o meio dos extremos ou existência convencional.




Fonte:"As Seis Perfeições", de Geshe Sonam Richen"





3 comentários:

  1. Muita informação para quem está entrando pela primeira vez em contato com essa filosofia. Destacando para mim, os benefícios da paciência e os malefícios da raiva.

    ResponderExcluir

Bottom Ad [Post Page]