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VOTO BODISSATVA
1)MÉTODOS PARA RECEBER E MANTER VOTOS:
Geração de Bodichita:desejo expontaneo de atingir a budeidade para o benefício de todos os seres vivos:
(1)Transpor a entrada para o mahayana.
(2)Tornar filho de Buda.
(3)Superar os ouvintes e realizadores solitarios.
(4)Tornamo nos dignosnos de receber oferendas e prostaçoes de humanos e deuses.
(5)Acumular facilmente uma gde   qde merito.
(6)Destruir rapidamente poderosas negatibidade.
(7)Satisfazer todos os nossos desejos.
(8)Ficar livre do mal causado por espiritos e outros.
(9)Conquistar todos os solos e caminhos espirituais.
(10)Alcancar um estado mental que  é fonte de paz e felicidade para os outros seres.

Manter Bodichita aspirativo por meio de ritual:
(1)Lembrar os benefícios do bodichita 6vezes ao dia.
(2)Gerar a bodichita 6 ves ao dia.
(3)Ñao abandonar nenhum ser vivo.
(4)Acumular mérito e sabedoria.
(5)Nao trair ou abandonar nossos preceptores ou guias espirituais.
(6)Nao criticar aqueles que ingressaram no Mahayana.
(7)Nao fazer os outros se arrependerem de suas açoes virtuosas.
(8) Nao fingir ter boas qualidades nem esconder nossos defeitos sem uma intensao pura e especial.

Receber votos Bodissatva:ocorre após geração de Bodichita ao adotar o estilo de vida,dedicando se aos treinos,evitando as quedas e praticando as 6 perfeíçoes; o fundamento básico dos votos é refugiar nas 3joias e guardar o compromisso de refugio,mantendo  alegria e conscienciosidade.

•Benefícios de buscar refúgio:
(1)Tornar um puro budista.
(2)Estabelecer a base para tomar todos os outros votos.
(3)Purificar o carma negativo acumulado no passado.
(4)Acumular diariamente uma gde qde de mérito.
(5)Ficar protegido de cair nos reinos inferiores.
(6)Fiacar protegido contra o mal causado por humanos e nao humanos.
(7)Satisfazer todos os nossos desejos temporarios e últimos.
(8)Atingir rapidamende a plena iluminaçao e a budeidade.

•Tomar os Votos de refúgio:
(1)Nao buscar refugio em professores que contradigam a visao de Buda nem em deuses sansaricos.
(2)Consider toda imagem de Buda como um buda efetivo.
(3)Nao prejudicar os outros.
(4)Consider toda escritura de Darma como sendo uma joia Darma efetiva.
(5)Nao se deixar influenciar pelos que rejeitam os ensinamentos de Buda.
(6)Considerar todos que usam as vestes de ordenaçao como sendo uma joia Sagha efetiva.
(7)Refugiar se repedidamente nas 3joias,lembrando suas boas qualidades e a diferença entre elas.
(8)Oferecer a 1a pporçao do que se come e se bebeas 3joias,lembrando sua bondade.
(9)Sempre encorajar os outros a se refugiarem com compaixão.
(10)Buscar refúgio 3 vezes ao dia e 3 vezes a noite,lembrando os beneficios do refúgio.
(11)Realizar todas as açoes com plena confiança nas 3 joiais.
(12)Nunca abandonar as 3 joias, mesmo por brincadeira ou à custa da propria vida.


2)MÉTODOS PARA CONCLUIR OS VOTOS E OS TREINOS:
Queda dos votos:ocorre ao nao se conderar a açao erronea,ñ desejar abster se da acao no futuro, regozijar se c a açao ou não ter senso  de consideraçao com os outros.

18Quedas raizes: leva a quebra definitiva dos votos:
(1)Louvar a si mesmo e desprezar os outros.
(2)Nao dar riqueza ou ensinamentos.
(3)Nao aceitar pedidos de desculpa.
(4)Abandonar o mahayana.
(5)Roubar patrimonio das 3 joias.
(6)Abandonar o Darma.
(7)Tomar as vestes cor de açafrão.
(8)Cometar qq das 5açoes hediondas(matar o pai,a mae,um destruidor de inimigos,ferir um buda,causar cisao na Sagha).
(9)Esposar visoes errôneas.
(10)destruir lugares tais como cidades.
(11)Explicar a vacuidade àqueles que provavelmente vao compreendela mal.
(12)Levar os outros a abandonar mahayana.
(13)Levar os outros a abandonar pratimoksha(levar pessoa ordenada a desistir de seus votos).
(14)Deprecia o hinayana.
(15)Falar falsamente sonbre a vacuidade profunda.
(16)Aceitar patrimonio que tenha sido roubado das 3joias.
(17)Estipular más regras(organizar comunidade em que a pratica comercial tenha prioridade sobre a meditaçao).
(18)Desistir da bodichita.

46Quedas Secundárias:leva a danificaçao votos:
(1)Nao fazer oferendas diarias às 3joias.
(2)Entregar se a prazeres mundanos por apego.
(3)Desrespeitar aqueles que receberam os votos dodissatva antes de nos.
(4)Nao responder quando os outros se dirigem a nos.
(5)Nao aceitar convites.
(6)Nao aceitar presentes.
(7)Nao dar Darma àquels que desejam.
(8)Abandonar aqueles que quebraram sua disciplina moral.
(9)Nao agir de maneira que inspire fe.
(10)Fazer pouco para beneficiar os outros.
(11)Nao acreditar que a compaixao dos botssatvas garanta a pureza de suas ações.
(12)Fazer fortuna ou fama adotando um modo de vida impróprio.
(13)Entregar se a frivolidades.
(14)Afirmar que os Botssatvas nao precisam abandonar o samsara.
(15)Nao evitar má reputação.
(16)Nao ajudar os outros a evitar negatividade.
(17)Retaliar maus tratos ou abusos.
(18)Nao pedir desculpas quando houver oportunidade.
(19)Nao aceitar pedidos de desculpas.
(20)Nao aplicar esforço p controlar a própria raiva.
(21)Reunir um circulo de seguidores visando lucro ou respeito.
(22)Nao tentar vencer a preguiça.
(23)Entregar se a conversas sem sentido por apego.
(24)Nao fazer treino da estabilizaçao mental.
(25)Nao superar obstaculos a estabilizaçao mental(autocensura e excitaçao,pensamentos maldosos, sono e obtusidade,desejos distrativos ,duvidas frequentes e pertubadoras).
(26)Fiacr entretido com o sabor da estabilizaco mental.
(27)Abandonar o hinayana.
(28)Estudar o hinayana en detrimento da pratica mahayana.
(29)Estudar assuntos de nao darma sem um bom motivo.
(30)Ficar absorto em assuntos de nao darma.
(31)Criticar outras tradiçoes mahayana.
(32)Louvar a si mesmo e desrespeitar os próximos.
(33)Nao aplicar esforço p estudar o darma.
(34)Preferir confiar em livros q em nosso guia espiritual..
(35)Nao assistir aos necessitado.
(36)Nao cuidar dos doentes.
(37)Nao agir p afastar o sofrimemto.
(38)Nao ajudar os outros a superar os maus hábitos.
(39)Nao retribuir ajuda daqueles que nos beneficiam.
(40)Nao aliviar a dor dos outros.
(41)Nao dar aos que pedem caridade.
(42)Nao dispersar cuidados especiais aos discipulos.
(43)Nao agir de acordo com a inclinaçao dos outros.
(44)Nao elogiar as boas qualidades dos outros.
(45)Nao fazer açoes iradas no momento oportuno.
(46)Nao usar poderes milagrosos e açoes ameaçadoras.

•Purificação de ações não virtuosas com os 4 Poderes oponentes:
(1)Poder da Confiança:purifica o potencial para efeito ambiental e serve para aumentar o carma negativo em geral.
(2)Poder da Força oponente:purifica o potencial para efeito amadurecido e funciona como um oponente direto ao carma negativo.
(3)Poder do Arrependimento:purifica o potencial para efeito que é1a experiencia similar ao carma e impede que a força do carma  negativo aumente.
(4)Poder da Promessa:purifica o potencial para efeito que é uma tendencia similar a causa e impede de repetir a ação.

Treinos ou práticas das 6Perfeições:
(1)Compaixão ou Generosidade:dar coisas materiais,dar ensinamentos, dar destemor(proteção).
(2)Ética ou Disciplina moral: abstensão de nao virtudes,reunião  de virtudes,benificiar seres vivos.
(3)Paciência ou Tolerância:ñ retaliar,suportar volunta riamente o sofrimento,pensar definitivamente sobre os ensinamentos.
(4)Perseverança ou Esforço Entusiástico:armadura(atingir um objetivo positivo),na criação de virtudes,no trabalho pelos outros.
(5)Concentração ou Estabilizaçao mental:eliminaçao de distraçoes, permanencia na calma,compreensao profunda da realidade.
(6)Sabedoria:compreensao que dinstingue claramente o q é virtuoso e nao virtuoso,compreensao advinda da investigaçao e compreensao da verdade última.

Fonte: "Voto Botssatva", de Geshe Kelsang Gyatso


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